quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dia de fazer papinha

Hoje foi um dia para fazer papinha! Como já contei antes, fazemos várias em um dia e congelamos.

Para variar sempre, as combinações das papinhas de hoje foram:




Nessa hora, o conhecimento do Alberto tem sido fundamental, ele faz as combinações e me orienta como cozinhar para manter os nutrientes dos alimentos. Compartilho aqui:

- Na panela de pressão só vai água e o alimento. Nada de tempero e qualquer outra coisa. Por quê? Por que mudam o ponto de ebulição da água ( o que pode fazer a água esquentar mais do que a panela aguenta) e formam substâncias que podem entupir a válvula (o que pode explodir a panela com o tempo!). Só vai aqui o que demora muito para cozinhar, como mandioca, beterraba, abóbora com casca e alguns feijões. Isso porque a pressão e a temperatura tiram os nutrientes de outros alimentos.
A quantidade de água é só para ficar na altura dos alimentos, não mais!


-Os demais alimentos como brócolis, couve e berinjela, vão no vapor. Carne e frango, refogamos com cebola e um pouquinho de alho. Para misturar a papinha, o que foi na panela de pressão (ou cozinhou na panela normal) a gente amassa. Os refogados e passados no vapor, vão para o liquidificador. Misturando tudo, eu provo e vejo se precisa de algum tempero, essa é a hora de temperar!


Papinhas prontas, coloco o número na tampinha para poder revesar os nutrientes por dia e congelo. Desta vez, acrescentei nos vegetais, a papinha de arroz, que ele gostou muito! Deu um trabalhão, mas por uma semana e meia, não preciso mais cozinhar, o que facilita muito meu dia a dia e rotina com o Lucano!
Espero ter ajudado com essas dicas e novas combinações de papinhas!
Ah! Enquanto fazíamos, o Alberto encontrou na internet um programa MARAVILHOSO que organiza toda a alimentação com os nutrientes necessários para cada faixa etária, segundo parâmetros de nutrição americanos e brasileiros. Ele está testando, colocando os alimentos que usamos para ver como funciona o programa. Quando ele terminar, conto pra vocês se funcionou e como é.

(E onde estava o Lucano enquanto cozinhava? Brincou no tapete, parei pra dar o almoço dele, foi brincar no tapete de novo sob a supervisão do papai, tirou uma soneca, veio tomar o lanche com a mamãe, ficou choramingando no tapete porque queria mais atenção e companhia pra brincar...ou seja, toda a função da papinha é feita em várias partes, para atender a rotina e necessidades do pequeno.)

Um beijo, Ju!

2 comentários:

  1. Sinto saudades de fazer papinha! Que louco né? Mas é que agora a Beatriz já come a nossa comida, e antes eu adorava preparar a comidinha dela! Pois é, passa rapidão!


    Beijos

    http://parabeatriz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju.
    Eu sou arroz de festa. Você convida, eu vou. Comer uma pizza, aniversário, batizado, ou visitar o blog. hahahahahahha
    Que legal que seu marido é músico. Sabe que eu acho que esse é meu ponto "fraco" na educação das crianças? Como nem eu nem meu marido tocamos nada além de campainha, acabamos não conseguindo estimular o ritmo, os sons, etc nas crianças....
    Arte, linguas e outras coisas fazem parte da nossa vida, mas música é meu ponto fraco.
    Sugere a ele fazer um post sobre como estimular a musicalização infantil dentro de casa. Eu vou adorar divulgar na Mulher&Mãe.

    Sobre as papinhas: Sabe o que eu fazia? Cozinhava músculo ou frango beeeem cozido, ai desfiava e colocava junto com o caldo nos potinhos. Ai sempre que ia fazer alguma papinha, eu descongelava um potinho desses e usava como base para o resto.

    Outra dica que meu pediatra deu e funcionou muito bem é usar os temperos normais que usamos em casa. Assim eles se acostumam com os sabores e com a comida da casa dele. Eu colocava cebola, alho... como se fosse pra gente comer.

    E realmente, meus filhos comem quiabo, arroz, feijão, e tudo mais que comemos em casa com o mesmo tempero...

    Logo logo introduzo eles no Tabasco. hahahahahaha ai que horror!

    Beijos,
    Calu

    http://blog.mulheremae.com.br

    ResponderExcluir

Queridos! Fico muito feliz com os comentários, sugestões, experiências e dúvidas de vocês! Fiquem à vontade para contribuir sempre!