sexta-feira, 20 de abril de 2012

Brotoejas e a pele do bebê

Como todos sabem, a pele é nosso maior órgão e através dela também nos relacionamos com o mundo! Nossos bebês, sensíveis ao mundo e sem as proteções que nós já adquirimos com o tempo, podem apresentar "coisinhas na pele" que venham a nos preocupar, mas tudo é uma maneira de aprender a relacionar-se com as roupas, fraldas, acidez de fezes, urina, sol, produtos, e além.

Meu xuxu, com 5 meses, e suas casquinhas brancas na testa.
Desde recém nascidos, é comum que apresentem alguma destas coisas:

- Espinhas em bebês? Sim! Seu organismo ainda está com resquícios dos hormônios da mãe e somado a isso, as glândulas sebáceas imaturas naturalmente, podem obstruir e causar essas espinhazinhas. 

O que fazer? Nada de esfregar, muito menos espremer! Lavar com água e sabonete apropriado para bebês e deixar que passe, pois é só uma questão estética e não incomodam os bebês ou geram maiores problemas.

-Crosta Láctea (ou dermatite seborréica-que nome horrível, né?): Muito comum nos pequenininhos. Outra coisa que não incomoda os bebês e é uma questão estética e reação normal do corpo. Varia de uma simples camadinha oleosa no couro cabeludo, a uma mais abundante, com crostas amarronzadas. 

O que fazer? Se quiser fazer algo, além da higienização no banho, pode passar óleo mineral ou vaselina com um algodão, que elas são facilmente removíveis. Apenas isso, pode durar o ano todo do bebê, mas passa!

-Assaduras (dermatite de fralda): Muito comum! Alguns tem um pouquinho e depois nunca mais, outros passam a fase toda de fraldas com assaduras recorrentes. As assaduras podem se dar na região das fraldas e nas dobrinhas dos bebês. A fralda, um ambiente que tende a ser úmido e com pouco ar, é uma "festa" para as assaduras! 

O que precisamos cuidar? 
° Quando acrescentamos algum alimento, ou a alimentação muda, pode mudar a acidez das fezes e isso pode causar assaduras;
° Sabonetes, lenços umedecidos e fraldas com perfume também são agentes comuns de assaduras;
° Fricção excessiva durante a higienização na troca de fraldas;
° Deixar a região úmida e colocar novas fraldas, é casinha de assadura;
° Demorar na troca de fraldas, deixando o bebê por longos períodos com a fralda suja de xixi ou cocô;
° Observem quando usarem fraldas diferentes e desconfiem de fraldas perfumadas, que podem causar alergias.

O que fazer? Prevenir!
° Manter o bebê seco e limpo sempre! Trocar assim que notar cocô e seguidamente para xixi; 
° Diminuir a umidade: depois de limpar bem o bumbum do bebê, é MUITO IMPORTANTE secar um uma fraldinha de pano limpa ou papel higiênico, para tirar o excesso de umidade (lembre-se: não raspe na pele do bebê, coloque a fraldinha ou papel sobre a pele do bebê e dê leves batitinhas para absorver a umidade);
° A melhor forma de trocar para prevenir é limpar com água e algodão (bastante água, porque passar o algodão mais seco pode irritar a pele do bebê por fricção) e secar depois!
° Não é necessário colocar talco, se o bebê é trocado com frequência e, principalmente, seco com eficácia após a limpeza. Veja aqui mais sobre implicações do talco.

Já está assado?
° Deixe o bumbum respirar sempre que possível, sem fraldas;
° Utilize as pomadas protetoras que seus médicos recomendarem (gosto das da Weleda!), para que os xixis e cocôs não cheguem com tanta facilidade onde já está lesionado;
° Leve ao pediatra se notar que as lesões persistem, pois um bebê com dor, principalmente na região da fralda pode não querer urinar ou evacuar porque percebe que cada vez que o faz, sente dor e quer naturalmente e inconscientemente evitar a dor. Isso pode causar constipação ou infecções urinárias. Não deixem o bebê com dor!
° Lembrem-se de cortar as unhas do bebê, para evitar que ao cossar, ele possa contaminar ainda mais a região! 
° Cuide ainda mais da alimentação (inclusive a sua, se está amamentando).
° Confie no seu pediatra! Se não confiar ou puder acessá-lo com facilidade, troque de pediatra, escolha um que tenha a ver com suas ideologias e condutas de vida, pois isso facilita muito na relação de confiança que a mãe tem para cuidar de seu bebê!

Eczema? O que é isso? Começam com manchas vermelhas, podem surgir bolhas ou bolinhas, tem liquido ou uma crosta amarelada. o melhor tratamento é o dermato quem vai dar, pois é um probleminha chato que pode ter muitas causas e incomoda bastante com cosseiras e dor, ás vezes. Sou do tipo que acho que não precisamos deixar os pequenos sentindo dores e febres -por serem uma manifestação de que o corpo não está bem- por muito tempo sem tratar, ninguém merece.

O que fazer? O eczema pode infeccionar, por isso é muito importante cortar bem as unhas da criança e manter as mãos limpas, para não infeccionar. É o tipo de coisa que pode infeccionar facilmente. Procurar um dermatologista infantil ajuda a encontrar uma causa e diminuir os sintomas.

E as brotoejas? Também aparecem com frequencia, principalmente quando faz muito calor! Cuide com o excesso de roupas, porque o suor na pelezinha do bebê pode causar brotoejas. Veja aqui dicas simples!

E por falar nisso, seguimos falando de "excesso de roupas" ou a temperatura ideal dos bebês e como saber se estão com frio ou calor, no próximo post!

Espero ter ajudado!
Um beijo, Ju