sexta-feira, 30 de março de 2012

SHANTALA! Parte 1

Vocês já devem ter lido que aos poucos tenho voltado a trabalhar! Primeiro abri meu atelier (em casa), revesando os cuidados do Lu com meu marido (um dia na semana eu trabalho e ele cuida do Lu e no outro, ele trabalha e eu cuido do Lu. Depois conto melhor sobre isso!). Agora que nosso pequeno está indo à escola, estou voltando também com meu trabalho Materno Infantil. Dentre as orientações e atividades que faço com as mamys, gestantes, casais e bebês, está a Shantala, que eu AMO! Hoje quero compartilhar algumas fotos e dicas sobre esse momento tão mágico entre pais e bebê, que ensino em cursos e pratico com meu pitoco desde que nasceu até quando ele quiser!

A Shantala é uma massagem de origem indiana e que foi difundida pelo maravilhoso obstetra Frédérick Leboyer.  Acima de qualquer coisa, é um momento de alegria e muito afeto entre pais e bebê, que entre outras coisas, proporciona:

-Alívio para cólicas;
-Ativação do hormônio do sono, melhorando a qualidade desse;
-Relaxamento muscular e de articulações, facilitando o desenvolvimento global;
-Construção de uma auto estima fortalecida e positiva;
-Melhora das funções gastrointestinais e respiratórias;
-Melhora da auto estima da mãe.


Faço todos os dias no Lucano (salvo quando há contra  indicações) e ele já entende que faz parte da rotina e, você verão nas fotos, ele mesmo faz uma "auto massagem"de vez em quando! No começo a criança pode sentir-se incomodada (por que a maioria das crianças incomoda-se com novidades!), para ajudar a criança a acostumar-se, vale as dicas:

-Leve a criança para um ambiente quentinho, sem passagens de ar.  Se necessário use aquecedor, pois  o ambiente aquecido deixa as crianças mais seguras e confortáveis;
-Faça mais ou menos sempre no mesmo horário e local;
-Se for de dia, deixe o sol entrar por entre cortinas, se de noite, deixe apenas um abajur aceso;
-Coloque sempre uma mesma música calma, relaxante (ou se preferir, deixe silencioso e cantarole suavemente);
-Prepare o lugar com todas as coisas que irá precisar à mão, para não ter que levantar depois que sentou com a criança (as coisas são uma toalha, a fralda e roupa que ela colocará depois e o óleo ou creme);
-Sente no chão (em cima de colchonete ou tapete de e.v.a), coloque uma toalha sobre suas pernas (porque o bebê pode relaxar a ponto de fazer  xixi ou cocô) e coloque o bebê sem fralda ou roupa sobre suas pernas, em cima da toalha;
-O óleo usado deve ser apenas de tipos vegetais, como de semente de uva ou amêndoas. Os óleos ficam mais quentinhos no contato com a pele. Embora não seja o tradicional, pode-se fazer com cremes hidratantes próprios para bebês, porém, ao colocar na mão já sentimos o geladinho, então é importante friccionar bem as mãos para aquecê-las.

A Shantala tem uma sequência de movimentos, que deve ser seguida a medida que os pais apreendem. Porém, o mais importante não é ficar nervosa com "o que faço agora", mas entregar-se a massagear carinhosa e firmemente, lembrando o ir e vir de ondas. Aliás, ficar nervosa, apreensiva ou ansiosa porque "agora vou fazer A massagem", deixa a criança agitada e piora a aceitação e entrega dela também!

Relaxe, tire qualquer pensamento da cabeça, sinta os movimentos, olhe para o bebê, perceba suas reações, sorria, seja feliz naquele momento com seu bebê. Isso já é quase tudo, depois da técnica aprendida!

Com mais tempo, coloco as fotos da técnica!
Para quem mora no Rio Grande do Sul ou Paraná, dou o curso para grupos. Em Porto Alegre e região, ensino à domicílio. Importante que depois de aprender, sigo dando os apoios necessários até que todos acostumem-se com a técnica e consigam deleitar-se em casa!

Até mais! Um beijo, Ju