segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dentinhos nas férias!

Estamos de FÉRIAS, por isso escrevo pouco, e agora nos falamos somente quando voltar para casa...mas não poderia deixar de contar essa novidade: Em meio a nossa viagem, já quase na metade dela, e os dentinhos do Lucano estão despontando!
Sorrindo com dentinhos!
Começou com inquietação e irritação. Voltou a acordar no meio da noite, e chorando. Depois veio a febre e a diminuição do apetite. Desde há muito tempo ele coloca tudo na boca, agora segue fazendo isso, mas com mais frequencia. A chupeta, que antes ele só queria algumas vezes para dormir, agora está ajudando mais a relaxar.

É um período difícil e que precisamos de mais paciência e tolerância, pois a criança fica mais chatinha.
(Um parêntese para lembrar: nem sempre é difícil, somando-se aos dentinhos, estamos longe de casa e Lucano está tendo de acostumar-se com um ambiente completamente diferente, o que naturalmente deixa o bebê diferente e até mais manhosinho)

Podemos lembrar de quando nasceram nossos cisos, que dóem muito e nocauteiam. Imaginem com bebês tão pequenos! Carinho, atenção, tentativas de mudar o foco deles com paisagens diferentes e, claro, a medicação, floral ou homeopatia recomendada pelo pediatra para dor e febre ajudam muito!

Há mães que falam da "pomada mágica" (Nenê Dent) que eu ainda não conheço, que assemelha-se com a Funchicória (só que para os dentes), mas minha experiência com a funchicória não foi assim tão positiva, então sigo as recomendações do nosso pediatra que sempre foi ótimo!

No nosso caso, estamos fora de casa e, para completar, o pai do Lucano foi por uma semana fazer um curso em outro estado! A presença dele faz muita falta pois sempre foi um ponto de equilíbrio, então estou procurando acolher o Lucano o mais carinhosamente possível, por mais chatinho que ele possa estar, por que vai passar e já, já, os dentinhos que estão aparecendo bem pouquinho, já estarão fazendo graça por aí!

Os sinais comuns ao nascimento dos dentes são salivação excessiva, febre, irritação, coceira na gengiva (que vemos por que os bebês esfregam os brinquedos na gengiva), uma manha além da conta.  Também pode não acontecer nada, e como a Tarsila queridinha, tiram de letra! O mais evidente é passar nosso dedo (limpo) na gengiva do bebê: sentimos o durinho e a serrinha dos dentes. Também dá para ver o branco dos dentinhos sob a gengiva.

Ale: assaduras não tem ligação com a dentição, o que ouvi (mas os médicos não confirmam) é que pode coincidir de dar uma diarréia em algumas crianças quando os dentes estão nascendo.

Viajando com os pitocos!

Este final de ano viajamos de avião pela primeira vez com o Lucano. Ele está com 7 meses e sempre lembrei de viajar de avião com bebês que abriam o berro. Nosso vôo tinha uma escala, ou seja, decolaria e pousaria duas vezes...se ele fosse se incomodar, seriam duas vezes.
A dica mais importante para que a viagem de avião seja tranquila
para os bebês: Dar mamar (peito ou mamadeira) ou chupeta durante decolagem e pouso. Assim, eles não sentem desconforto no ouvido!!

Mas foi tranquilo. Ter tido a escala foi até melhor, a viagem acabou durando ao todo, mais tempo, mas pelo menos, descemos do avião, passeamos na sala de espera, e ficou menos tedioso para ele. Cada vez dentro do avião só ficou com 1h30 e passou mais rápido.

Como nos preparamos?
Na mochila dele levei dois potinhos de papinha salgada e dois de papinha de fruta, mais duas mamadeiras pequenas de suco, além dele ainda mamar no peito. Assim, não passaríamos por nenhum aperto, caso os aviões atrasassem. Outra coisa imprescindível para quem viaja com crianças é levar seus brinquedos preferidos, para que elas possam se distrair e divertir enquanto viajam.

Conseguimos manter toda rotina dele, desde a alimentação ao sono. Quando chegamos, já estava quase na hora do banho dele, convidei a prima dele (que acabava de conhecê-lo), para que eles tivessem um primeiro contato agradável e de cooperação e foi ótimo. Ela adorou cuidar dele comigo e criamos uma relação bacana entre eles, além do Lucano ter relaxado com o banho e ter dormido bem.

Como estamos passando quase um mês, e a casa da família foi adaptada com os apetrechos para ele, claro que ele sentiu que não estava com suas coisas habituais e choramingou um pouco à noite, mas é adaptação normal. O ideal é seguirmos dando atenção e carinho para que ele sinta-se seguro.
Quando puder, coloco as fotos da primeira viagem dele.