terça-feira, 7 de junho de 2011

Estamos na Zero Hora!!!

Meu filhote apontando pra tela do cinema, meu maridinho e eu saimos na Zero!



Cinematerna: adoramos!!!!!
Somos assíduos! Já vimos mais de 15 filmes desde que Lucano nasceu!

Amamentação, comidas e copinhos.

"Enterrompendo nossa transmissão" do aniversário do pitoco pra falar de um assunto que anda em alta aqui em casa. A amamentação e as comidinhas.

Esta semana um amigo escreveu para saber sobre a mamadeira X copinho. Prontamente respondi e ainda fui nos meus "alfarrabios". E não é que, desde ontem, me deparo com o Lucano abrindo bem a boca pra comer e...cuspindo tudo depois!!! Como bem escreveu a Martha: "está no período não querendo quase nada. Período tbm conhecido como estressa mamãe de tpm! Alguém mais conhece? " Siiiiimmmmmm Martha!!!




Outra coisa, que história é essa de vergonha de amamentar, de crítica à amamentação, de mamaço?Amamentar é tão natural quanto tomar agua quando estamos com sede, comer quando estamos com fome...alguém aí precisa se esconder pra comer? (OK, não estou falando dos "gordinhos de plantão" COMO EU, que escondem um chocolate...). Não tem nada disso não! Nosso filhote tem fome, seja onde estivermos, é natural que amamentemos! O que os outros pensam, se ficam olhando, importa? Estamos fazendo a coisa mais linda do mundo, que é alimentar nosso rebento!


Bem. Vamos ao que interessa: Até quando amamentar, dar mamadeira, copinho...E os complementos?Como terapeuta eu diria: Uma criança de 3 anos que mama no peito pode estar apegada demais à mãe...e qual o problema? É que esse apego impede uma desenvoltura social, um experimentar novas relações, apaga um pouco a coragem de seguir sua independência (com os recursos que tem). Além disso, toda a habilidade de se tranquilizar por si, de dormir sem o "mamá" e de encontrar alternativas para se sentir bem, fica prejudicada pela amamentação prolongada. A questão da dentição- arcada dentária também!


Antes disso (dos 2-3 anos), cada família sabe bem o que pode e como pode levar seus pequenos a serem felizes e tranquilos! Essa "amamentação prolongada", que alguns pais não tem conhecimento, pode ser limitadora para os pequenos, ao contrário do que parece. Como falei antes, e ainda complementando: sim! o leite materno é um dos alimentos mais completos para nossos bebês!! Nenhum leite é ruim! Todo leite materno oferece o que o bebê está precisando. Agora a segunda parte: após os seis meses, o que antes era exclusivo, passa a ser complementado com papinhas e mais o que o pediatra de sua confiança determinar. Por quê? Porque o bebê, que está em pleno crescimento, precisa de outras fontes nutricionais além do peito.


Ok. Quando desmamar? Antes dos 2-3 anos, a família (sua intuição e seu coração) junto com o pediatra saberão o que e como fazer (lembrando que as transições são sempre melhores aceitas pelos bebês quando feitas brandamente). Lembre-se que o bebê de mais de 1 ano necessita de:
Proteínas
Alimentos com cálcio
Alimentos com vitamina C
Cereais Integrais ou carboidratos complexos 
Alimentos ricos em ferro
Alimentos ricos em gorduras
Líquidos


Tudo isso pode ser balanceado em uma boa refeição e complementado com o peito e-ou o suplemento que o médico indicar. Por que não? Eu penso o seguinte: se a medicina está aí há anos ajudando a gente a ter mais qualidade de vida e expectativa de vida aumentada, e além disso, nós confiamos em nosso médico, por que não haveríamos de seguir o que ele pede? 


Por que desmamar?
Há muitas respostas para essa questão: 
1.Porque a mãe voltou a trabalhar
2. Porque se quer engravidar de novo (e mamar dá contração,podendo prejudicar a nova gestação)*
3. Porque a criança já cresceu!
...
...
De qualquer forma, o desmame deve ser lento e gradual. Tirar as da madrugada (aliás, bebês de seis meses não necessitam - por fome- mamar de madrugada, o fazem por hábito!). Depois tirar as do meio da manhã e do meio da tarde. Oferecer lanches gostosos e nutritivos. Mamadeira com suco e água...até trocar pelo copinho.



A mamadeira pode ser trocada pelo copinho com bico de silicone gradativamente por volta de 1 ano. Por quê? A ameaça mais grave da mamadeira é sobre os dentes! Mamar antes de dormir (sem escovar os dentes) e dormir mamando é um palco para o desenvolvimento de cáries. Sim!!! Bebês têm caries! Além disso, bebês que usam mamadeira após o primeiro ano podem ter a formação da arcada dentária prejudicada e têm mais infecções auditivas!! Quer mais? O uso indiscriminado da mamadeira (ou seja, enquanto faz outras coisas como ver tv, brincar e durante as  refeições da família) não deixa espaço para a criança falar e mais: beber na mamadeira o dia inteiro põe em risco a nutrição do bebê, uma vez que ele se satisfaz com o que bebeu e tira o apetite para outros alimentos!


Perda de apetite é completamente normal nas crianças enquanto for uma fase. A gente identifica isso por que eles têm tempos em que querem tudo e comem bem, e outros dias recusam alimentos e cospem (como meu pequeno sapeca). Repreendo quando cospe...não se cospe comida! Porém preciso exercitar a respiração profunda e lembrar que é uma fase e vai passar!!! Afinal de contas, se ele estiver com fome, com certeza irá comer! Isso tudo deve ser observado junto com o crescimento e o desenvolvimento do pequeno. Se a criança está amuada, muito pálida e com as secreções secas, não quer brincar e não come...aí tem! 


Se não, como mãe eu diria: confie em seu coração, saiba que está fazendo o melhor por seu filho, e confie no seu médico pediatra. Nós não precisamos saber tudo, nem segurar tudo sozinhas! 


*Importante: Não desmame seu filho PORQUE está grávida de novo. Todo mundo sabe que os primogênitos sentem a chegada de um novo bebê e desmamar por causa do outro bebê só dificulta a adaptação do mais velho. Estou desmamando o Lucano agora que estou pensando e tentando engravidar outra vez...assim, quando estiver grávida, ele já estará em outra fase e não sentirá tanto com o desmame!


Espero ter ajudado!
Um beijo, Ju

Festa de aniversário de 1 ano (Parte 2)

Pensamos em gerar menos lixo possível na festa! Por isso juntei garrafas pet e muitos potes, latas e potinhos para usar na decoração. Na sequencia colocarei foto de tudo que personalizamos e reaproveitamos. Ficou tudo com a nossa cara e agradou bastante!

Pra começar, uma foto do bolo de mentira que fiz com duas embalagens de bolo que tínhamos em casa, forradas com EVA e arrematadas com bolinhas de isopor e rolinhos de massinha de modelar pintados de marrom. 


Em cima do bolo, coloquei os bonecos-mordedores do Pocoyo que o Lucano tem, e um brigadeiro feito de massinha de modelar para espetar as velas.

Optamos pelos cupcakes porque não precisaríamos usar colherinhas e pratinhos que seriam muito lixo. Os canudos e tags que espetamos nos bolinhos serão reaproveitados. Os canudos, lavamos e guardamos. As tags, separei todas elas para fazer o scrapbook todo personalisado do aniversário.

Os cupcakes eram de cenoura com uma coberturinha de ganashe de chocolate. Estavam uma delícia e foi uma amiga minha que fez. Optamos pelo de cenoura para que o Lucano pudesse comer, por ser menos pesado e mais saudável para todos! Aí vai a receita:

Ingredientes:
3 cenouras grandes cozidas
meia xícara de óleo de canola
4 ovos
2 xíc. farinha de trigo
1 xic e meia de açúcar
3 col sopa de fermento

Bater tudo no liquidificador e dividir em forminhas de cupcake (aquelas de silicone são as melhores porque não precisam untar e não grudam!) Forno pré-aquecido a 180º por 10 minutos antes.
Levar ao forno por mais ou menos 25 minutos. Sentir o cheiro pela casa e colocar o palito é o melhor referencial.
Rende mais ou menos 24 forminhas de cupcake.

Para o ganashe:
300g chocolate meio amargo
150g creme de leite

Esquentar o creme de leite numa panelinha. Quando ferver derramar sobre o chocolate e misturar bem até dissolver tudo.
Colocar num prato com tampa ou tampar com filme e levar à geladeira um dia antes. Ele deve ficar bem firme para poder colocar sobre os bolinhos com ajuda do saco de confeiteiro, fazendo aquelas voltinhas legais (se não estiver firme, desandam)