segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Papinhas, enxoval e sobre dormir bem...

Oi meninas, oi Carol (de Minas-adoro Minas!), obrigada pela visita e pelos recados!

Atualizei o post sobre as papinhas:


Notei que o Lucano passou a comer reclamando e diminuiu a quantidade de papinha, achei estranho, pois ele sempre comeu bem. Então resolvi incrementar as papinhas congeladas. Explico:

-Tiro do congelador, faço um mingau com farinha de arroz, ou lentilha amassada, ou arroz amassado, ou mingau de farinha de milho ou de aveia, e misturo na papinha já feita, com um pouco de sal e uma colher (de café) de azeite ou óleo de canola (ajuda na eliminação). Vale também aumentar o amido (mandioca, batata ou mandioquinha). As melhores são as incrementadas com mandioquinha e papinha de arroz! O gosto da papinha ficou beeeeeeem melhor, e ele tem comido tanto que as pessoas até se assustam, dizendo que ele é um "saco sem fundo"...hehehe.


Qual a medida da quantidade de comida? A medida são eles, cada um tem seu sinal para dizer que não quer mais, a mãe ou cuidadores vão saber observar! O Lucano, por exemplo, empurra a colher com a mãozinha ou faz que não com a cabeça...

Tem outra Carol, a Barranco, que entrou para o mundo das mamys. Parabéns, Carol! Estou fazendo um post pensando nela e nas novas mamys, com uma revisão das listas de enxoval que a gente encontra na internet. Facilita um monte, quem quiser contribuir mandando o que acha mais importante do enxoval ou da maternidade, fiquem à vontade! Logo, logo, publico!

E sobre o dormir?
Tem umas fases, que vem e vão, em que o bebê faz um fusuê para dormir, e haja paciência nossa! Tenho reparado e lido em pequisas, que o bebê que é acostumado a dormir na cama dele, em seu quarto, dorme mais durante a madrugada e deixa a mamãe dormir mais! A questão é ter paciência para ensiná-lo a adormecer no bercinho dele. Parece que não vai dar nunca, mas juro que um dia a gente coloca ele lá, senta do lado do berço e ele dorme em 1 minuto! Experiência própria!

Outra dica: O bebê (maior de 2-3 meses) bem alimentado durante o dia, não precisa acordar de madrugada para mamar. Funciona mesmo!! Experimentem dar mais comida durante o dia e, gradativamente, o bebê passa a acordar menos de madrugada. Também tem o fato da gente se acostumar que o bebê não precisa mamar mais de madrugada... às vezes o Lucano acorda de madrugada e ao invés de eu atender (por que tenho cheiro de leite), vai o Alberto. Ele chega no berço, coloca a chupeta ou só coloca a mão em seu rostinho, ele vira e dorme outra vez...a não ser que tenha outra coisa como dor de barriga, dentes nascendo, mosquito dentro do berço, frio ou calor. A gente vai chegar no berço e perceber. O importante é não atender o bebê de madrugada acendendo a luz, falando com ele ou cantando, ele precisa perceber que de madrugada a gente dorme e fica em silêncio.

Ah! Acabo de colocar o Lucano no berço...pensei: "Colocar o bebê na hora certa pra dormir, faz toda a diferença!" Meeeeeesmoooo! Ele estava brincando comigo no tapete da sala, fez cocô, fui trocar, aparentemente ele estava olhando para tudo, meio agitado até, mas ele coçou o olho (daquelas coçadinhas de sono). Terminei de trocar a fralda e levei pro berço, fiquei cantando pra ele suavemente e ele dormiu em menos de 5 minutos...Quase sempre, se acerto a hora, é assim. Às vezes não, às vezes ele fica quase 30 minutos chorando, uma hora...mas aí eu é que passei da hora dele e ele já está muito cansado para adormecer fácil...

Dica de um livro que volta e meia pego para ler de novo alguma parte:
"Soluções para Noites sem Choro" Segui suas dicas e foi super tranquilo!
Espero que todas vocês consigam descansar e acordar no outro dia assustadas pensando: "Nossa, já é de manhã e ele nem chorou!" Hehehe. Uma coisa que ajuda muito a gente a ficar tranquila de deixá-los no quartinho deles é a Babá Eletrônica. Testei várias vezes no primeiro dia que deixei o Lucano no quartinho dele, dormi a noite toda (e ele também!), quem não dormiu, preocupado se a babá iria funcionar mesmo foi o Alberto!!!

Um beijo, Ju