sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mamar no peito, mamadeira e copinho

Amigo querido!

Obrigada pelas felicitações ao Lucano. Sabe que a correria foi grande, pois resolvi fazer uma festinha toda personalisada, por isso pesquisei muito e fizemos tudo, tudo em casa. No próximo post mando as fotos e detalhes do aniversário do meu fofuxo.

Tua pergunta sobre o copinho me inspirou a falar de forma completa sobre as mamadas em geral.

Dar o peito é bom demais! (Vejam aqui explicações bem bacanas sobre a amamentação e desmame)Uma experiência sem explicações que fortalece o vínculo mãe-bebê e ajuda o bebê a sentir-se seguro e nutrido de muitas formas, além de fortalecer e preparar a musculatura da boca para usar os copinhos e proteger o sistema imunológico do bebê (e ainda ajuda a mamãe a emagrecer).


Tem mamães que dão até uns dois anos, uma média de até onde ir com o peito. Por quê? Pensemos no desenvolvimento como um todo e vamos falar do físico e do emocional: fisicamente quando surgem os dentes, a criança já está pronta para experimentar outras coisas onde poderá usar os dentes e fortalecer a musculatura das bochechas e maxilar. Depois disso (nascimento dos dentes), é necessário complementar a alimentação do bebê, que até então era exclusivamente de leite materno (riquíssimo) com outros alimentos como frutinhas e,depois, papinhas "salgadas" (com pouco sal, podem incluir outros temperos). Isso porque o corpinho do bebê passa a necessitar de outros nutrientes ALÉM do leite materno para crescer.

(ATENÇÂO: Se o pediatra de seu bebê, que você confia, indicar complementação antes disso, acredite em seu conhecimento, ele conhece a história de crescimento e desenvolvimento de seu bebê, e cada criança tem necessidades diferentes das outras! Meu filho, por exemplo, começou com frutinhas aos 5 meses pois tinha refluxo e peso um pouco abaixo.)

Portanto, em se tratando de nutrição do físico, o peito cumpre sua tarefa exclusiva até mais ou menos, o surgimento dos dentes.Mesmo assim, o leite materno tem componentes que protegem a imunidade de nossos pequenos e, além disso, tem a nutrição emocional! E essa é uma tarefa que o peito cumpre muito bem (tanto para a mamãe, quanto pro filhote). Depois que o bebê passa a se alimentar de outras fontes, o peito é seu aconchego e proteção. E poder proporcionar isso a eles é uma delícia e seguro!

Psicologicamente falando,  mais ou menos até uns dois anos a criança encontra-se numa fase onde os prazeres estão relacionados principalmente à região da boca (alimentação-colocar as coisas na boca). Por isso saciar o bebê de sua nutrição com o peito ajuda a não fixar conflitos internos relacionados com essa fase. Ãh? Adultos com fixações na fase oral tem problemas com bebida, fumam, comem demasiadamente (encontram prazer relacionado com essa região oral). Então...até os dois anos é sadio e bacana amamentarmos e prestarmos atenção a essa questão.

Nesse ínterín, vamos oferecendo a mamadeira como alternativa. Um hábito muito bacana é o pai dar a mamadeira, assim ele passa a fortalecer seu vínculo através do oferecimento do alimento também!

A melhor maneira de fazer as transições peito-mamadeira-copinhos é sempre de leve, sem grandes "encucações", percebendo o movimento e aceitação da criança e dos pais (porque a criança sente o que os pais sentem) com delicadeza e gradativamente. Exemplificando: quando você perceber que pode começar uma lenta e gradativa transição, e seu pediatra achar que pode, melhor dar mamá no peito de dia e a mamadeira de noite...assim o pai pode ajudar também e fazer parte desse "momento nutrição" tão especial, além de ajudar a mamãe a ficar descansada para o dia que vai nascer.


E aquela história de "vai pegar a mamadeira e não vai querer mais o peito"? Tudo história. O Lucano por exemplo, sempre gostou do peito e toma os dois até hoje. Se não quiser mais o peito, quem sabe a gente respeita o pequeno e percebe que ele está dando um sinal de amadurecimento? Sim! Ele deixar o peito por vontade própria depois dos dentes nascerem, não tem problema nenhum, principalmente se ele estiver alimentando-se bem por outras fontes, crescendo e se desenvolvendo bem! 


Para as mamães que ficam tristes por deixarem de amamentar na hora certa (quando o bebê estiver bem desenvolvido, quiser e aceitar outros alimentos), lembrem-se que eles estão crescendo emocionalmente, e isso é uma conquista deles (e nossa), que bom que estão saudáveis e podem seguir em frente com alegria! Podemos encontrar outras fontes não menos gostosas de troca de carinho e aconchego, como a Shantala!


Para a transição da mamadeira-copinho, a melhor forma é oferecer os dois concomitantemente: assim como com o peito, dá pra escolher os horários de cada um...mamadeira de manhã e à noite e o copinho durante ou após as refeições principais. Mas tem um detalhe importante: A mamadeira tem o bico de silicone e tem copinhos que tem o bico duro de plástico. Se a transição for feita com esse copinho, a criança pode estranhar muito mesmo. Até porque, no copinho de bico duro (além de ser estranhamente duro) sai muito mais líquido que na mamadeira.

A dica aqui então é: comece alargando o furinho do bico da mamadeira (assim a criança vai ver que sai mais mamá do bico), ofereça o copinho que tem o bico de silicone nas refeições principais e depois que ela estiver adaptada com o copinho de bico de silicone, ofereça outros copos. Geralmente a criança vai pedir para tomar no nosso copo, uma boa oportunidade de oferecermos (com supervisão, para ensiná-los a segurar com firmeza o copo e ir devagar para que o líquido não caia todo em seu rorto). Tudo devagar e sem cortes de uma coisa para ter outra...podemos dar a mamadeira e o copinho até que ela goste mais do copinho. E o principal: papais e mamães com o coração tranquilo que seus pitocos estão crescendo!!

Se a criança maiorzinha ainda está na mamadeira, façamos a mesma transição. Porém, como ela já entende e negocia muito bem, podemos começar a mostrar que ela já está grande e como isso é bom (mostrando as vantagens de já ser uma criança grande). Sempre com alegria! Incentivando nosso pequenos a crescer! Uma coisa legal é ir junto com ela comprar um copinho que ela escolha...assim fica fácil de negociar o seu uso, mostrando que ela escolheu e como está grande para tomar no copinho. Sempre com muito carinho , amorosidade, paciência e tranquilidade. Assim tudo fica mais fácil!

Espero ter ajudado!
Um beijo, Ju