segunda-feira, 6 de junho de 2011

Festa de aniversário de 1 ano! (Parte 1)

Meu filhote fez um ano!
Uma semana antes eu já estava toda emocionada, chorona, feliz da vida e agradecendo por esse ano cheio de descobertas e gargalhadas que demos com ele! Inexplicável o quanto fui exigida a aprender e crescer e prestar atenção no que estava fazendo para dar bons exemplos e deixar meu filho seguro. Dá trabalho mas o resultado a gente vê na tranquilidade e alegria do Lucano. Só agradeço!

Família!

Bem, mas agora quero mesmo é contar os detalhes de como preparamos a festinha dele.
Comecei a pensar quando ele tinha seis meses porque não queria estresse nem correria na hora...então a primeira pergunta foi: Qual o tema da festinha?

Eu queria do Puff, porque eu adoro o puff e seria a minha oportunidade de fazer uma festa dele, porque depois o Lucano é que vai escolher...hehehe...motivação mais ou menos, né? Então observamos mais os gostos do Lucano e nosso jeito, e escolhemos o Pocoyo (que ele adora assistir), misturado com os Beatles, que nós três adoramos. Isso porque comecei a procurar no google figuras do Pocoyo e encontrei esta:


Então meu marido fez o convite:

Enquanto ele fazia a arte do convite no Corel, nós pensamos:

-Que tipo de festa nós queremos? (que tipo de comida e bebida, como serviremos e como será a decoração)
-Quantas pessoas convidaremos?
-Onde será? (como acolher bem a todos e que clima-tempo terá)
Isso tudo determina como será a festa...e a resposta vem com: o que combina com nossa família, nosso jeito de viver e nosso filho.

NÚMERO DE PESSOAS X LUGAR
Nós adoramos fazer festa, nossa casa enche em aniversário (no mínimo). Adoramos os amigos felizes, compartilhando conosco nossas datas. Queríamos uma festa cheia de amigos, convidamos a todos! Isso deu mais ou menos umas 120 pessoas. Nossa casa está em obras, um caos. Por isso as 120 com esse clima de inverno e possibilidade de chuva não daria para ser em casa...no verão temos o pátio e uma varanda, o que facilita muito! Escolhemos fazer em uma hípica que tem espaço para festas aqui mesmo na nossa rua, um lugar lindo, cheio de árvores e verde, com ovelhinhas, cachorros e passeio à cavalo. Tudo a ver com nosso estilo de vida (nós moramos em uma comunidade budista, em um espaço de mais de 10hectares de área verde.) 

COMIDAS E BEBIDAS
Outra coisa importante para nós é que os comes e bebes fossem o mais saudáveis possível, sem extremismos, pois não somos vegetarianos e nem todos nossos amigos têm os mesmo hábitos nossos (de comer mais vegetais e frutas e menos gorduras e refrigerantes). Então pensamos que, no mínimo, o Lucano pudesse comer tudo que havia em sua festa. A escolha foi: salgados de forno, bolo de cenoura com ganashe de chocolate (Cupcakes para não precisar usar pratinhos e garfinhos), os doces comuns de festa (por que ninguém é de ferro, e é muito bom comer docinho de festa), gelatina e, para beber: sucos e água.

DECORAÇÃO
Em festas geralmente se produz muito lixo. Por todas nossas escolhas eu queria gerar menos lixo possível e ainda aproveitar materiais. Então, desde que comecei a pensar na festa, também comecei a juntar garrafa pet,  potinho de papinha de vidro, copinhos de plástico de requeijão e latas de leite em pó. Meu marido não aguentava mais "lixo" em casa...e eu só ia acumulando...Pra que tudo isso? Vejam no próximo post.


Sobre como eu queria decorar, comecei uma pesquisa grande para ver como estão as festinhas hoje e o que mais me agradava. Gosto de coisas simples, mas cheias de charme. Por isso, das coisas que mais gostei encontrei inspiração aqui:

Essa moça trabalha com muito carinho e faz festas incríveis: Festejar é Preciso da Ju Françozo.

Minha mãe sempre fez festas lindas e cheias de crianças para mim. Por isso precisava ouví-la também, porém, já faz 33 anos...sobre a mesa dos doces, ela calculou o tecido da toalha cheia de preguinhas pra ficar fofo...mas segundo as fotos da Ju Françoso, isso não é mais tendência e realmente comigo combina algo mais simples...(só não fiz sem toalha, porque as mesas do salão eram aquelas de bar, que eu juntei seis e fiz um mesão)

Em minhas pesquisas queria inspiração de combinação de cores, aproveitamento de materiais, design gráfico, lembrancinhas...Aqui no Pepper Wedding tem fotos lindas, e aqui  no Flickr nem se fala, é um deleite para encontrar inspiração de qualquer coisa! Essa moça aqui, a Betty Lee faz um trabalho de design gráfico MUITO bacana. E o Elo 7 é inspiração total! E esta moça da Papel com Design também tem coisas LINDAS! Este Blog "Fofurices" é uma delícia!!! A "Cheirinho Gostoso" tem muitas lembrancinhas e tags bacanas. Este site da Constance Zahn tem coisas lindíssimas e delicadas! A Letícia Alencar tem festas encantadoras! E a Maíra Preto tem um blog LINDO de seu trabalho! O pessoal do Bem Lembrado também faz bonito! Do site do Bebe encontrei inspiração para fazer o álbum de fotos da festa. Este pessoal da Parangolé Festas é muito bom!!!E no Atelier do Brigadeiro...quanta gostosura! Vocês verão um pouco de cada um as minhas criações. 

Quando fui fazer as coisas pra festinha do Lucano, com tanta coisa linda e gostosa, já tinha na mente tudo que queria, como, com que cores e formas...isso deu trabalho pro meu marido, o designer gráfico em questão. Mas atenção! Não copiei nada de ninguém...queria algo exclusivo, que tivesse a nossa cara. Os sites e blogs acima eu super recomendo, o trabalho desse pessoal é muito bacana. Por que não os contratei? Por que sou artesã e minha diversão é colocar a mão na massa e criar coisas com a minha cara. E porque nosso orçamento é restrito. Por isso reaproveitei todo o material que guardei e os tecidos e cores que tinha em casa...

O resultado? No próximo post mostro com bastante detalhe e dicas de como fazer. Combinado?
Meu filhotinho andando à cavalo
 em sua festinha com o papai!
Um beijo, Ju