terça-feira, 19 de outubro de 2010

Para ficar bem num dia difícil




A Escola Infantil Caminho do Meio é um sonho realizado pelo Lama Padma Samten do qual tive o privilégio de fazer parte. Uma proposta bonita de educação e que vem crescendo e se multiplicando com a paciência, perseverança e amor de uma equipe muito bacana!

Por que falar da Escola por aqui? Por que esta é uma escola onde todos são alunos: pais, professores e crianças. E colocar-se como aluna de um aprimoramento pessoal e espiritual, ajuda a me manter consciente do que é importante ensinar ao meu filho.

Nos dias em que ele está mais chorãozinho e que parece que nada acalma, quando estamos perdendo o eixo da paciência, é preciso lembrar da sabedoria do acolhimento/do espelho, da equanimidade, da causalidade e da transendência. Assim exercito a compreensão de que eu posso acolher meu filho quando ele está nervoso ou desorganizado, chorando sem parar, usando as energias de compaixão, alegria, generosidade, energia constante, ajudando-o a remover seus obstáculos e produzindo calma e tranquilidade.

É um exercício e tanto! Entender um bebê pequenininho nem sempre é tarefa fácil, mas ensinamentos como o do Lama Samten estão aí para nos ajudar a andar pelo caminho da alegria na busca por felicidade (nossa e dos pequenos), e a escola me ajudou muito a lembrar de praticar essas qualidades sempre, mesmo que às vezes a gente escorregue no caminho.