sábado, 5 de fevereiro de 2011

De volta das férias!

Como é bom sair de férias, mas como é bom voltar para casa!!!!!
Fiquei afastada da internet por muitos dias, e mesmo depois que voltei, ainda tinha muito trabalho para fazer e coisas a arrumar em casa. Por isso consegui sentar agora para começar a contar as novidades! Estava com saudades de trocar com vocês!!!

Com os pequenos um mês faz toda a diferença, né? Deixo aqui as novidades do Lucano, além dos dentinhos, e seguimos depois conversando sobre o desenvolvimento dos bebês!

Ele chegou na casa do vovô e começou a
apoiar-se nas coisas e levantar!

Cada vez mais sapeca, levanta a mamadeira, quando o suco está terminando
e toma mamadeira, enquanto brinca com desenvoltura no tapete!

De volta em casa, sentou no berço sozinho (a partir da posição deitada)
e se apoia na borda para levantar (já baixamos o estrado!)

Ele dá tchauzinho, ensaia mandar beijo, imita TUDO, e falou 3 vezes "memén" quando eu passei por ele e não parei. Descobri que a melhor fase é agora, a fase em que o bebê está (seja ela qual for), cada uma tem tantas descobertas, uma delícia!

Ah! Ele também tomou banho de piscina pela primeira vez (e adorou!) Lembrando que protetor solar (para bebês) somente a partir dos 6 meses e que NUNCA deve-se deixar a criança sozinha mesmo com bóia, na piscina ou banheira, tá?

Papinhas

Já faz 3 meses que o Lucano incluiu na alimentação as papinhas. Um pouco de experiência e dicas da cunhada ajudaram a facilitar a preparação das papinhas diárias. Como não tenho ajudante, tudo que facilite é sempre bom! Então optamos por fazer as papinhas e congelar. A questão é que não dá pra fazer um sabor só para que ele não fique comendo sempre o mesmo sabor e nutrientes por muitos dias, sem variar...

Dica 1: Comprei uns potinhos de papinha da Nestlé. Os potinhos são ótimos, de vidro com tampinha. Isso facilita, pois além de lavar os potes com água e sabão e esterilizar com água fervente, tenho a medida certa e sei a quantidade que ele comeu em gramas.


Dica 2: No começo, quando saía, tirava a papinha da geladeira, colocava numa sacolinha na mochila e quando ia dar, muitas vezes estava com cheiro de azedo...Ganhei da minha cunhada uma bolsinha térmica compacta (daquelas de latinha de cerveja) ótima para colocar mamadeira e potinhos, assim as papinhas se mantém por mais tempo! (Tem foto no vídeo sobre a bolsa do bebê aqui)

Dica 3: Faço uma lista de todas as verduras e legumes que tenho em casa, depois o Alberto (que é mestre em engenharia de alimentos) seleciona para mim os tipos de alimento, assim:

Abóbora- Beta-caroteno 
(cálcio, fósforo e ferro, vitaminas A, C, B1, B2 e B5- fibras)
Abobrinha- apenas complemento 
(Rica em água,  vitaminas A, C e folato)
Berinjela- apenas complemento
Espinafre- Ferro 
(antioxidantes e bioflavonóides,  carotenóides, vitamina A e C, folato e potássio) 
Beterraba- Vitamina C 
(as folhas são mais nutritivas: potássio, cálcio, ferro, beta-caroteno e vitamina C)
Couve-Ferro 
(beta-caroteno e vitaminas C e E, ácido fólico, cálcio, e potássio) 
Aipim/Mandioca- Carboidrato 
(cálcio e fósforo, vitamina C)
Cenoura-  Beta-caroteno 
(vitamina A, fibras e potássio)
Carne- Proteína 
(vitamina B12, ferro e zinco)
Frango- Proteína 
Feijão- Ferro 
(amido, vitaminas do complexo B, potássio, zinco e outros minerais essenciais, fibra solúvel)
Arroz- Amido

Ao lado do alimento, coloquei a anotação do Alberto. Abaixo, em parênteses, a fonte é do site ABC dos Alimentos, para que vocês possam fazer as suas escolhas e separações)


Depois de selecionadas para equilibrar bem as papinhas, cuidando para não deixar duas proteínas ou amidos em um mesmo tipo de papinha, então cozinho algumas coisas na panela de pressão e as carnes faço com um pouco de cebola, alho e óleo de canola.

Dica 4: Depois de cozidas ou passadas no vapor, faço as combinações, as de hoje foram:
-Papinha 1: Abóbora, Beterraba, Abobrinha, Frango.
-Papinha 2: Abóbora, Berinjela, Couve, Carne.
-Papinha 3: Aipim, Cenoura, Beterraba, Frango.
-Papinha 4: Aipim, Abóbora, Espinafre, Carne.
-Papinha 5: Cenoura, Abobora, Beterraba, Frango.
-Papinha 6: Cenoura, Espinafre, Aipim, Carne.

Dica 5: Os alimentos mais macios, amassamos no garfo (ficam pequenos pedacinhos para serem mastigados- a partir dos 8 meses), as carnes e as folhas, passo no liquidificador com um pouco da água do cozimento dos demais alimentos. Também podem ser passados no mixer.

Dica 6: Separo os potes de vidro, lavados e esterilizados em água fervente (as tampas também! Importante para não azedarem rápido) e encho com as papinhas variadas. Coloco fita crepe com os números das papinhas na tampa para saber qual a combinação e poder intercalar os sabores. Congelo tudo!



- Dependendo da quantidade que coloco, rende uns 5 potinhos de cada papinha, ou seja, cozinhei de manhã as papinhas para toda a semana!!!

MAIS UM DETALHE: Tenho feito papinha de arroz ou lentilha ou aveia ou com farinha de milho, tipo um mingauzinho, e misturado- com um pouco de sal- na papinha de verduras e legumes na hora de servir, o sabor fica bem melhor e ele tem comido até mais!