segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Nossos filhos crescem...e precisam de escolas, professores...

Escolas, escolas...Quando comecei a pensar em "escola" estava dando aula na Universidade e vi tantos olhos apagados na platéia, tão acostumados a copiar e colar, preguiçosos de criar, de pensar, de se colocar...Claro que encontrei com muitos olhinhos brilhando, cheios de esperança de mudar o mundo, mas os outros mexeram tanto comigo que pensei: Preciso trabalhar com a pontinha do Iceberg, e pra mim ela é o nascimento, o primeiro ano de vida, a primeira infância.

Estamos todos despreparados para sermos pais e mães e com isso, deixamos crianças despreparadas para serem o melhor delas também...Mas não há culpas!!! Somos todos produto de um sistema educacional que segue a mesma lógica há séculos, desde a Revolução Industrial, acreditam? Nosso modelo de escola comum é o mesmo desde lá...Porém a sociedade inteira já se transformou, as pessoas tem informação onde querem e na rapidez que querem, as crianças estão muito mais rápidas e espertas do que éramos há 30-40 anos...Não é de se esperar que a educação acompanhasse isso tudo?

Pois há muitos projetos educativos interessantíssimos que entendem toda a responsabilidade de ajudar o ser humano a ser mais feliz, mais autêntico, mais interessado pelo mundo e mais inteirado de si mesmos. Um deles é a Escola Caminho do Meio, minha paixão, a qual rendo meus amores e agradecimentos a cada profissional que dedica seu tempo.




O outro é este, olhem que bacana: Universidade das Crianças