terça-feira, 1 de maio de 2012

Frio? Calor? Como saber?

"Minha filha, essa criança está com frio, olhe as mãozinhas geladas dela!"

Quem nunca ouviu palpite sobre seu próprio filho, atire o primeiro brinquedo! É muito comum pessoas que nem conhecemos dando pitaco sobre como devemos fazer com nossos filhos! Logo que meu filho nasceu, ouvi muitos palpites e achava que as pessoas pensavam que eu não estava dando conta, mas depois desencanei e vi que as pessoas não aguentam ver um bebê chorando e querem logo resolver...

Imagem Gettyimages

...Enfim, as mães de primeira viagem precisam de informação para sentirem-se seguras do que precisam fazer ou saber como interpretar seus pequenos. Não vale levantar bandeira disso ou daquilo sem informação do que realmente isso significa a longo ou curto prazo. Sou a favor do caminho do meio sempre! Sem extremismos para nenhum lado! Bom senso, como diriam outros, e isso precisamos desenvolver em relação aos cuidados com nossos filhos. Como? Estando mais em silêncio com eles, abraçando-os, olhando com mais frequencia e profundidade para eles e assim, gradativamente, iremos descobrindo seus sinais (e como eles ficam felizes e satisfeitos com isso!).

Pois bem, um desses tópicos que precisamos de informação e segurança é sobre "como sabemos se nossos filhos estão com frio ou calor". Diversos autores que tratam do puerpério e maternidade, relatam as mesmas orientações, sejam eles pediatras, doulas ou enfermeiras:

Primeiro de tudo: a linguagem inicial (e mais aparente) do bebê é o choro, assim ele consegue chamar as pessoas para que vejam o que ele precisa, por isso, descarte as possibilidades de choro de seu filho, procurando atendê-lo nos seguintes passos:

1. Veja se a fralda está suja;
2. Veja se ele está com frio ou calor (dicas abaixo)
3. Veja se não há nada na roupa (ou sol no rosto ou qualquer coisa) incomodando
4. Observe o ambiente e veja se não há muito silêncio (Sim, lembre-se que dentro da barriga não era um espaço protegido de ruídos-os do corpo da mãe e os externos!) ou muito barulho
5. Verifique a hora, para certificar-se de que já não é a hora costumeira dele sentir fome ou sono.
6. Ele pode estar com cólicas ou alguma dor...você identificará pela agitação, irritabilidade ou prostração e/ou temperatura
7.  Às vezes ele só quer um colinho! E que mal há nisso? Fique tranquila que, se seu filho ainda não sabe falar ou se expressar com clareza, ele vai chorar pra ganhar colo e a melhor coisa do mundo é ganhar o porto seguro abraço da mamãe, isso não o deixará manhoso ou mimado! (Isso renderá mais uma conversa aqui no blog!)

P.S. Se você colocar logo pra mamar e não for fome, ele logo voltará a chorar e voltaremos à estaca zero! Por isso a fome ou sono, ficou para 5ª opção.Caso tenha parado na opção 2, lembre-se:

Imagem Gettyimages

- Para vestir adequadamente o bebê, coloque uma peça de roupa a mais do que está usando. Ou seja, se está de manga curta, coloque uma manguinha comprida leve. Se você está com um casaco de lã, coloque nele uma blusa quente por baixo com um casaco de lã (e se estiver frio como faz aqui no Sul, coloque uma jaqueta por cima).

-As extremidades (pés e mãos) dos bebês geralmente são mais frias devido a imaturidade de seu sistema circulatório e de autoregulação. O parâmetro para saber se estão com firo ou calor NUNCA serão mãos ou pés.

-É preciso ir mais fundo: coloque sua mão no peito ou nuca do bebê, se estiver frio, está com...frio, precisa de mais uma roupinha ou cobertor! Se estiver quente ou suado, ele poderá estar incomodado de calor. SIMPLES ASSIM!

-Mais algumas dicas:
Os bebês perdem bastante temperatura pela cabeça, e por  ainda serem imaturos quanto a se auto-regularem em temperatura corporal, se estiverem com peito ou nuca frios, precisam ser aquecidos logo, para ajudar na regulação de temperatura, coloque uma touca quentinha, luvinhas e/ou leve a um ambiente mais aquecido.

A vitamina D passada através do leite materno, necessita da ação do sol para ser sintetizada e absorver melhor o cálcio, portanto, ofereça banhos de sol diários, antes das 10h e depois das 16h, em pequenos intervalos de 10 minutos.

Na hora de dormir, durante o inverno, vista-o com um pijama bem quentinho, suficiente se ele se descobrir à noite. Aliás, muitos apetrechos na cama não são recomendados! Durante o verão, dependedo do lugar e do calor, podem dormir de fralda (porém cuidando para que não haja corrente de ar sobre o bebê).

O melhor a fazer em relação a como vestir, é aquele sistema de camadas, vamos tirando as roupas conforme a necessidade!

Cuidado! Medindo a temperatura de seu bebê, você encontra um termômetro com mais de 39º, não marque bobeira, converse com o pediatra em quem você confia, pois temperaturas elevadas como essa em bebês podem ocasionar convulsões.

Beijo, Ju