sexta-feira, 18 de março de 2011

Olá!

Oi meninas! Desculpa a demora em escrever...comecei com problemas com a internet (que já está normal), agora estou sem as teclas de vírgula, interrogação e algumas letras. Hoje sairei pra comprar novo teclado porque estou resolvendo com o "mapa de caracteres" mas fica muito mais complicado de escrever!!

Como vocês estão? E os filhotes?

Ah! Dei uma oficina de "música para crianças" na educação infantil que foi bem bacana, logo mais escrevo sobre isso por aqui!










Um beijo grande, Ju.

Como evitar acidente e adaptação da casa

Quando Lucano começou a engatinhar , nós já havíamos pensado várias vezes que precisávamos adaptar a casa. Mas o que isso significa? Tirar tudo do lugar ?

Em menos de duas semanas engatinhando , ele descobriu que engatinhar era apenas um meio de conseguir chegar em locais mais altos e levantar. E mais: que levantando ele poderia caminhar!! Foi tão rápido que quem teve de se adaptar fui eu!!

Na primeira semana , mais precisamente no primeiro dia, ele engatinhou direto em direção aos nossos cds. Passei a manhã tirando ele de lá e  dizendo que ali não podia. No final da manhã eu estava exausta! Como tenho facilidade para criar em artesanato, peguei duas caixas de papelão e comecei a forrar para guardar os cds.

Enquanto eu trabalhava, o Alberto ficou com ele  e fomos conversando sobre qual seria a melhor maneira (para nós) de ensinar o Lucano onde podia e onde não podia mexer e, ao mesmo tempo, de protege-lo de acidentes.

Para decidirmos como lidar com essa “adaptação” , lembramos de uma situação fundamental:  No chá de fraldas do Lucano  uma das minhas amigas trouxe o filho, que entrou no meu quarto e promoveu um verdadeiro tsunami no lugar. Tudo que estava de um lado do quarto foi parar do outro lado e o que estava em cima da cômoda, estava no chão em frente à porta, dificultando a abertura desta! Socorro! E a mãe dele não sabe até hoje o que se passou. Nós vimos logo depois que aconteceu e ficamos incrédulos. Não quis me estressar na hora, e deixei passar. Hoje, chamaria a mãe e falaria com ela pra que olhasse o guri
.
Conclusão, decidimos várias coisas:

1.Passa rápido, não é? Então, já que queríamos muito ter o Lucano, vamos exercitar um pouco mais de paciência e energia para estar realmente junto dele e ensiná-lo o que pode e o que não pode pegar. Fácil? Não! Bem cansativo, mas passa!! Faz 10 dias que ele está engatinhando e já entendeu que não pode pegar os cds! Viva!!!!


2. O vídeo ali embaixo, mostra situações importantes que precisam ser vistas em casa para evitar acidentes. Nós não vamos poder evitar que nossos pequenos escorreguem e caiam, batendo a cabeça no chão (o que já aconteceu com o Lucano! E acontecerá muito, afinal criança se mexe, e rápido!!) porém, o importante é evitarmos que, por exemplo, puxem toalhas da mesa que despencam com panelas quentes em  cima deles. Sem querer assustar ou julgar, lembrei de duas situações que podem ser evitadas hoje por nós:
 
Quando eu trabalhava no hospital infantil, atendi uma menina que tomou um produto de limpeza. Ela chegou no hospital aparentemente bem, porém seu esôfago foi sendo “corroído” aos pouco e, no final, ter ingerido aquele produto gerou danos cerebrais, culminando em sua morte (na época ela saiu até no jormal!!!)! Outro menino estava com a empregada, e ela estava fazendo a faxina com um balde de água. Ele foi olhar o balde em um segundo em que ela se virou, caiu com a cabeça dentro do balde e se afogou. O que eu quero com isso Dizer que criança pequena não pode ficar sozinha em momento nenhum, pois elas fazem coisas incrivelmente rápidas!

3.As demais coisas da casa como cds, dvds, livros e bibelôs resolvemos deixar no seu devido lugar, porque o Lucano precisa aprender que tem coisas que não pode mexer. Mesmo pequeno? Sim, ele entendeu isso em 10 dias de descobertas na horizontal! Porque resolvemos passar esse trabalho durante esses dez dias? Para que ele não siga o exemplo do colega que veio em seu  chá de fraldas, e saiba que não pode fazer o que bem entender, porque a convivência harmoniosa exige sabermos que nossa liberdade acaba com o limite do outro! Hoje, quando o Lucano chega na casa da minha mãe e encontra aquela mesa de centro cheia de vidros e conchinas, basta ouvir que não pode mexer ali que logo encontra outra coisa que pode mexer.