sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Dia das crianças divertido!!

Minha proposta para o dia das crianças, considerando que é um feriado de sexta-feira e que teremos nossos filhos inteirinhos para nós: Vamos todos brincar com eles, lembrar das nossas brincadeiras de crianças e aproveitar nossas habilidades para construir brinquedos juntos?

No meu trabalho tenho lembrado da importância de sentarmos com as crianças, de brincarmos com elas, estando inteiros, presentes, de lembrarmos como éramos crianças e que ser alegre é tão simples perto delas. Elas precisam de muito pouco para entender que a felicidade vem de dentro. No fundo, no fundo, por mais que a sociedade chame a atenção para comprarmos brinquedos que enchem nossos olhos, o que eles REALMENTE precisam é que estejamos de corpo e alma com eles, olhando para eles, sentados no chão brincando e dando a eles o nosso tempo.

Na escola e na clínica tenho visto o quanto isso tudo faz toda a diferença na educação, no desenvolvimento e na maneira como eles se colocam no mundo. Uma criança que chama a atenção negativamente, é comprovado que não tem isso em casa e precisa desesperadamente, conseguir o tempo das pessoas, mesmo que seja tirando a paciência delas  (por que entenderam que só assim conseguem o olhar dos adultos).

Aqui em casa, temos sempre incluído o Lucano em nossas atividades: ele ajuda a colocar a mesa (damos as colheres e coisas que não machuquem para ele), ajuda a fazer o suco (segurando na alça do liquidificador, ou colocando com nossa supervisão, um copo d'água na jarra), ajuda a fazer bolo (colocando os ingredientes na batedeira e girando-a), ajuda a plantar no jardim (pegando na terra, cavando do jeito dele ou só brincando em volta). Tanto faz, o importante é que estamos verdadeiramente com ele, e ele se sente amado e seguro!

Falta uma semana para o dia das crianças, já estou de olho nos materiais que podemos usar para construir com ele alguns brinquedos bem legais!! Farei um fogãozinho de papelão, porque ele adora ajudar a mamãe a cozinhar:



Tio Lipe, Tia Paloma, Vô Julio, Vó Bete, Papai: cada um tem uma habilidade e tenho certeza que o Lucano vai se divertir muito se cada um colocar a criança pra fora e constriur com ele algum brinquedo! Aí vão idéias para todos. Quem disse que brinquedos feitos em casa tem de ser feios e que só servem para decorar?
Estes podem ser feitos com rolos de papel
de cozinha ou de papel higiênico

Bonecos super legais de caixa de ovo

Garrafa pet no jardim

Ainda temos tempo pra conseguir uma
caixa de geladeira por aí!

Jogos como estes são sempre divertidos e ajudam na coordenação

Para quem gosta de pintar ou fazer de EVA

Seu bebê é pequeno?

Meias velhas, coisinhas de metal perto da boca dos
peixes e imã na varinha de pescar!

São feitos de garrafa pet, coloquem
suas criatividades para fora!

Mais um brinquedo de PET, que ajuda na coordenação

Ensinar a lidar com o dinheiro? Porquinho de PET!

Jogo da velha de tampinhas

Quem se puxa nesse? Tudo de PET!

E qual a criança que não solta a
imaginação com um presente destes?

Aposto que os meninos vão gostar!
 Tudo de material PET!

E para as costureiras de plantão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos! Fico muito feliz com os comentários, sugestões, experiências e dúvidas de vocês! Fiquem à vontade para contribuir sempre!