domingo, 20 de março de 2011

Gripe!!

Meu pequeno serelepe acordou hoje com sintomas de gripe: tosse, espirro, nariz escorrendo e choro manhoso e/ou irritado. É a primeira vez que ele fica assim.

O que fazer?
Em bebês não podemos dar aqueles remédios de gripe como tomamos os adultos. Um colo ajuda muito para dar mais aconchego, porque todo mundo sabe como é chato estar doente, né?

Agora, de forma mais prática, para a coriza a gente limpa bem o narizinho com aquele "sugador de meleca" e coloca uma ou duas gotinhas de soro fisiológico. O bebê detesta isso, mas depois ele fica bem aliviado!! Mamar no peito também ajuda bastante na proteção imunológica dele. Aliás, quando se está gripado temos de beber bastante líquido, e com os pequenos não é diferente, melhor oferecer além do peito, suco de laranja natural, chá de camomila e água. Para os que já comem de tudo (vale para adultos também!) nada de leite de vaca, derivados e açúcar, pois estes favorecem a formação de muco, que facilita a quebra da proteção da mucosa. Caso o bebê tenha febre, é preciso ligar para o pediatra e seguir suas orientações.

O banho para quem está com febre é morno. Colocar chá de camomila na água do banho ajuda a relaxar. Depois do banho um mamazinho no peito e berço! Fora isso coloquei um cobertor por baixo (sanduíche de cobertor com recheio de Lucano sabe?). Isso ajudou a mantê-lo aquecido e esta noite ele não acordou incomodado com o frio da madrugada! Uma dica bacana para o berço: como fica mais fácil de entupir o nariz deitado, podemos colocar uma toalhinha dobrada debaixo do travesseiro para elevar um pouco a cabeça, ajuda a não obstruir o nariz e ele pode dormir a noite mais tranquilo!

Não é preciso se apavorar, apenas ir observando pois assim como as crianças têm um poder de recuperação rápido, também evoluem rápido nas doenças: um resfriadinho PODE evoluir para pneumonia SE não observarmos sua evolução!

Espero ajudar!
Um beijo, Ju