sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Brincadeira de bebê?

Sim! Bebês brincam e brincando descobrem o mundo!
Da série "Como criar filhos felizes", o brincar é a atividade mais importante das crianças, e o que elas mais precisam é de um ambiente seguro e cheio de carinho para explorar os brinquedos e desenvolverem com alegria! O papel dos pais é fundamental nisso: ter tempo para brincar com eles, perceber suas nuances e ver suas potencialidades aflorando, fundamentam um bom desenvolvimento!

Hoje mesmo comentei com o Alberto, como é gostoso quando o Lucano olha pra gente e a gente sabe o que ele está pedindo com seus gritinhos ou caretas...fruto de uma convivência cheia de brincadeiras juntos! O primeiro ano do bebê e tudo que podemos proporcionar a ele nesse tempo, formam a base de uma criança feliz, segura e que saberá se colocar no mundo!

A idade para aquisição de habilidades depende muito de uma série de fatores, dentre eles o ambiente onde a criança vive (o que oferece a ela), as relações (se são positivas e estimuladoras) e a própria natureza do bebê. Por isso a literatura oferece parâmetros do Sistema Nervoso. É importante conhecê-los para ter uma idéia de como ajudar sem exigir demais e manter sempre o aprendizado pelo prazer.

Quais são as brincadeiras que seus filhos mais gostam ou gostavam?
E vocês, lembram-se o que cantavam e brincavam quando eram pequenos?
Eu até hoje gosto de brincar, não é à toa que escolhi a área infantil para trabalhar!

*Para saber mais sobre o desenvolvimento:
O Bebê: o primeiro ano de vida do seu filho
(A. Eisenberg, H.E.Murkoff, S.E. Hathaway-Editora Martins Fontes)
* Site: www.bebe.com.br