segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Por que os bebês choram?

Pensando em ajudar as mamães de primeira viagem, como eu, compartilho o que vivenciei e o que aprendi e pratiquei como terapeuta sobre os choros dos bebês e a relação de confiança básica que precisamos criar com eles para identificarmos o choro e acolhermos nossos bebês.


Não pensem que a tarefa é fácil, se não temos informação sobre o desenvolvimento dos bebês, suas fases e como lidar com isso, facilmente ficamos irritadas ou sem paciência. Uma vez que retomei meus estudos sobre o desenvolvimento e os choros, pude lembrar da importância de estarmos centradas para conseguirmos passar a segurança necessária para que eles consigam se acalmar. Depois da noite em que reli o livro "Infância Idade Sagrada" da Evania Reichert, no dia seguinte consegui acolher muito melhor o Lucano e, consequentemente, ele ficou o dia todo muito mais tranquilo e feliz. Pareceu milagre, mas a minha postura diante de suas inseguranças mudou, e ele passou um dia maravilhoso.

Um lembrete: já ouvi médico dizendo que para aliviar a cólica "tente massagem". Porém, durante a crise de cólica, não há consolo que ajude o bebê. O melhor que podemos fazer é abraçá-lo, porque melhor sentir dor recebendo carinho do que ficar só sentindo dor. As massagens e manobras para alívio da cólica, são para serem feitas antes da cólica. Para isso, é preciso que observemos os horários aproximados que a cólica aparece todos os dias (geralmente dá nos mesmos horários) e antes desses horários, ajudar o bebê a relaxar com as técnicas aprendidas.

Importante: se o bebê chora, lembre-se que ele está tentando comunicar algo. Se não conseguimos identificar o choro, um relato ao pediatra de como é o choro e quando ocorre (se depois de mamar, se antes de tomar banho, etc), pode rapidamente acabar com nossa dúvida, uma vez que os pediatras tem muitas histórias de choros resolvidas e experiência sobre o assunto. Não precisamos deixar o bebê chorando sem saber o que ele tem, normal é que o bebê sinta-se bem, porém tem-se tornado comum pais atarefados demais que não conseguem identificar os motivos do choro e que, por isso, tem bebês ditos "chorões". E o que me parece é que estes precisam mais é de consolo.

Lembrem de uma coisa que tenho escutado muito: "Passa muito rápido! Quando vemos eles estão correndo por aí!" Por isso essa idade até que comecem a caminhar é tão preciosa e merece de uma atenção carinhosa a mais!

Outro livro que me ajudou bastante sobre o choro para dormir:
"Soluções para noites sem choro" de Elizabeth Pantley

Essa conversa tem uma "parte 2" que logo estará aqui. Falaremos sobre como ajudar os bebês e sobre a questão de mimar o bebê, tão polêmica!

Mamães bem cuidadas!

Cada vez mais tenho visto mamães belas, diferentemente de tempos antigos quando as mães ficavam com aquela barriguinha “para sempre”, as mamys de hoje têm mais informações e fazem parte de um mundo mais dinâmico, que facilita que elas voltem à forma com maior facilidade.


Minha mãe diz com a propriedade de quem foi mãe há 32 anos, que não tem jeito, “essa barriguinha fica!”. Porém tenho observado que as mulheres que são mães agora, têm voltado à forma em tempo real, sem plásticas ou grandes coisas inatingíveis. Esse tempo real significa uns 12 meses, nada de querer se comparar à Gisele Bundchen, que por viver de sua imagem já tinha um corpo pra lá de magro antes de engravidar e praticava esportes, massagens e afins para isso.

As “mulheres reais”, que engordam pouco na gestação (entre 10 e 15 quilos), apenas com a amamentação, livram-se desses quilos em uma média de 2 meses. Engordar mais do que isso na gestação, dificulta as coisas. As mamães como eu, que antes de engravidar já estavam mais gordinhas que o seu normal, depois de emagrecer os quilos da gestação, precisam cuidar dos quilos extras anteriores.

Sem contar que atualmente, a onda positiva de boa alimentação e cuidado consigo mesma, tem ajudado muito as pessoas em geral a buscarem bons hábitos e manterem-se mais saudáveis, o que favorece muito as gestantes e mamães de hoje. Falei com duas profissionais competentíssimas e amigas, a Professora de Ioga Cintia Miró dá as primeiras dicas bacanas pra vocês, vejam no vídeo!