sábado, 30 de junho de 2012

Por quê o bebê chora?

Me preocupa muito quando escuto a diversas e diferentes mães desesperadas, dizendo que não sabem mais o que fazer, que seus bebês choram muito ou que dormem pouco! Mães, como qualquer outra, que estão cansadas, apesar de tanto amor, que não dormem direito e que precisam ser acolhidas, acalmadas, para que seus bebês fiquem tranquilos.

Como eu gostaria de passar alguns dias observando a rotina dessas mães com seus filhotes e identificar junto com elas e para elas, o que se passa, e como resolver essas situações!!! Nenhuma mãe e nenhum bebê merece essa tormenta, apesar de uma grande maioria passar por isso e achar até, que é normal. Eu insisto, pode ser comum, mas normal não é! Quando há sofrimento, estamos distanciados de nossa intuição e isso cria uma barreira para que não enxerguemos o que fazer!

O início da vida, de modo nenhum, precisa ser estressante. É um período de muitas descobertas, de nascimentos múltiplos (de mãe, pai, família, etc), de ajustes, de reconhecimentos, de exposição do mais profundo emocional, mas pode ser encarado com equilíbrio e sabedoria, para que seja fluido, prazeroso. Os bebês choram, primeiro, porque é a maneira mais fácil de chamar a atenção dos outros, para algo que acontece com eles (sono, fome, fralda suja, calor, frio), é a maneira mais evidente de comunicação para eles.

O choro deles nem sempre quer dizer "estou infeliz!" Eles só querem que olhemos para eles e, como diz Laura Gutman, precisamos esquecer os palpites e nos conectarmos com eles para saber o que fazer. Em última hipótese, caso já os tenhamos atendido em tudo, precisamos pensar "o que se passa comigo?" ao invés de "o que há com o bebê?", pois se nada passa o choro dele, ele deve estar sentindo algo em nós que não está bem...

Por isso estou tão feliz com a vinda da Laura Gutman para o Brasil, pois ela tem importantes contribuições que podem melhorar, em muito, a vida dessas mães e seus bebês (e dos pais também)! Abaixo, um vídeo maravilhoso que aproxima as angústias das mães e pais com os ensinos de Laura. Aproveitem!