sábado, 5 de fevereiro de 2011

Papinhas

Já faz 3 meses que o Lucano incluiu na alimentação as papinhas. Um pouco de experiência e dicas da cunhada ajudaram a facilitar a preparação das papinhas diárias. Como não tenho ajudante, tudo que facilite é sempre bom! Então optamos por fazer as papinhas e congelar. A questão é que não dá pra fazer um sabor só para que ele não fique comendo sempre o mesmo sabor e nutrientes por muitos dias, sem variar...

Dica 1: Comprei uns potinhos de papinha da Nestlé. Os potinhos são ótimos, de vidro com tampinha. Isso facilita, pois além de lavar os potes com água e sabão e esterilizar com água fervente, tenho a medida certa e sei a quantidade que ele comeu em gramas.


Dica 2: No começo, quando saía, tirava a papinha da geladeira, colocava numa sacolinha na mochila e quando ia dar, muitas vezes estava com cheiro de azedo...Ganhei da minha cunhada uma bolsinha térmica compacta (daquelas de latinha de cerveja) ótima para colocar mamadeira e potinhos, assim as papinhas se mantém por mais tempo! (Tem foto no vídeo sobre a bolsa do bebê aqui)

Dica 3: Faço uma lista de todas as verduras e legumes que tenho em casa, depois o Alberto (que é mestre em engenharia de alimentos) seleciona para mim os tipos de alimento, assim:

Abóbora- Beta-caroteno 
(cálcio, fósforo e ferro, vitaminas A, C, B1, B2 e B5- fibras)
Abobrinha- apenas complemento 
(Rica em água,  vitaminas A, C e folato)
Berinjela- apenas complemento
Espinafre- Ferro 
(antioxidantes e bioflavonóides,  carotenóides, vitamina A e C, folato e potássio) 
Beterraba- Vitamina C 
(as folhas são mais nutritivas: potássio, cálcio, ferro, beta-caroteno e vitamina C)
Couve-Ferro 
(beta-caroteno e vitaminas C e E, ácido fólico, cálcio, e potássio) 
Aipim/Mandioca- Carboidrato 
(cálcio e fósforo, vitamina C)
Cenoura-  Beta-caroteno 
(vitamina A, fibras e potássio)
Carne- Proteína 
(vitamina B12, ferro e zinco)
Frango- Proteína 
Feijão- Ferro 
(amido, vitaminas do complexo B, potássio, zinco e outros minerais essenciais, fibra solúvel)
Arroz- Amido

Ao lado do alimento, coloquei a anotação do Alberto. Abaixo, em parênteses, a fonte é do site ABC dos Alimentos, para que vocês possam fazer as suas escolhas e separações)


Depois de selecionadas para equilibrar bem as papinhas, cuidando para não deixar duas proteínas ou amidos em um mesmo tipo de papinha, então cozinho algumas coisas na panela de pressão e as carnes faço com um pouco de cebola, alho e óleo de canola.

Dica 4: Depois de cozidas ou passadas no vapor, faço as combinações, as de hoje foram:
-Papinha 1: Abóbora, Beterraba, Abobrinha, Frango.
-Papinha 2: Abóbora, Berinjela, Couve, Carne.
-Papinha 3: Aipim, Cenoura, Beterraba, Frango.
-Papinha 4: Aipim, Abóbora, Espinafre, Carne.
-Papinha 5: Cenoura, Abobora, Beterraba, Frango.
-Papinha 6: Cenoura, Espinafre, Aipim, Carne.

Dica 5: Os alimentos mais macios, amassamos no garfo (ficam pequenos pedacinhos para serem mastigados- a partir dos 8 meses), as carnes e as folhas, passo no liquidificador com um pouco da água do cozimento dos demais alimentos. Também podem ser passados no mixer.

Dica 6: Separo os potes de vidro, lavados e esterilizados em água fervente (as tampas também! Importante para não azedarem rápido) e encho com as papinhas variadas. Coloco fita crepe com os números das papinhas na tampa para saber qual a combinação e poder intercalar os sabores. Congelo tudo!



- Dependendo da quantidade que coloco, rende uns 5 potinhos de cada papinha, ou seja, cozinhei de manhã as papinhas para toda a semana!!!

MAIS UM DETALHE: Tenho feito papinha de arroz ou lentilha ou aveia ou com farinha de milho, tipo um mingauzinho, e misturado- com um pouco de sal- na papinha de verduras e legumes na hora de servir, o sabor fica bem melhor e ele tem comido até mais!

2 comentários:

  1. Adorei o post! Eu ficava muito na duvida de como variar a papinha do meu baby! Vou acompanhar seu blog sempre e divulgar! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amei a dica do site com as propriedades de alimento. Sempre fico pescando as propriedades e ali tem tudo!Amei seu blog!

    ResponderExcluir

Queridos! Fico muito feliz com os comentários, sugestões, experiências e dúvidas de vocês! Fiquem à vontade para contribuir sempre!