domingo, 17 de abril de 2011

Depois que começam a caminhar...

Acho que a maternidade deve ser dividida em várias fases. Por enquanto, passei por duas: a calma do bebê que não se mexe muito expansivamente e o furacão de um bebê que está no auge do descobrimento de si e do mundo, que senta e levanta, senta e levanta, senta e levanta e praticamente corre engatinhando  até se apoiar nas coisas e sair andando...

Percebi, mais do que nunca, que vamos nos preenchendo do papel da maternidade e sendo cada vez mais mãe com o correr dos dias e as demandas do filhote. A gente vai se acostumando com as novas fases de ser mãe e casal ao mesmo tempo que o bebê vai se apropriando do tempo e do espaço e de si mesmo. Então passam os dias (às veze muuuuuuuiiiiitoooooosss) até que a fixa caia e a gente já saiba como agir com aquela nova situação.
Bagunceiro da mamãe!

Outro dia desses o Alberto me disse: "Já me dei conta que quando a gente fica cuidando do bebê a gente tem que fazer só isso! Nada de ficar no computador, nem vendo tv, nem olhando o celular...aquele momento é só com ele" E é mesmo, se a gente tentar fazer qualquer outra coisa enquanto cuida de um bebê andante, ele vai chamar nossa atenção: seja indo ou mexendo onde não deve, seja se agitando e chorando, ou vindo para cima da gente e puxando as coisas que estamos mexendo...Se a gente insistir, é como remar contra a maré: todo mundo se cansa muito mais!

Por esse motivo escrevi tão pouco desde que ele começou a engatinhar (e daí pra caminhar foi um estalar de dedos!). Porém, a gente vai se entendendo na situação e logo as coisas se ajeitam (como o andar da carruagem quando as melancias vão se ajeitando). Resultado é que estabelecemos uma nova rotina que está aliviando o cansaço e deixando todo mundo mais feliz aqui em casa.

Explico: eu e Alberto trabalhamos em casa (imaginem a força para a disciplina). Então combinamos que de manhã eu fico com o Lucano (brinco, dou café da manhã e lanche, faço dormir e dou o almoço) e o Alberto fica com ele de tarde. Assim, todo mundo tem seu tempo, o Lucano brinca muito mais e a gente se cansa muito menos. Está funcionando.

Veremos o que vem na próxima fase.
Mais tarde nos falamos,
Um beijo, Ju