terça-feira, 29 de maio de 2012

Festa de Aniversário de 2 anos!


Meu pretinho fez dois anos! Essa foto foi tirada no final da festa, depois de correr e brincar muito com todos seus amigos. Depois da correria, olhar para ele com essa alegria toda, deixa a gente com a sensação de tarefa cumprida!

Bem, como no ano passado, comecei a pensar na organização da festinha 6 meses antes. Nossa casa ainda está em reformas, mas o dinheiro estava muito curto para fazermos fora. Então, fizemos com a casa em reformas mesmo, com muita criatividade e carinho!

O tema escolhido foi FAZENDINHA. O Lucano é fascinado por cavalos, vacas, trator e afins, não tive dúvida sobre o tema!

O convite: a dica é que o convite seja uma prévia de como será a festa. Por isso, o convite tinha que dar um gostinho de fazenda!! Entregamos a cada amigo, um saquinho com biscoito amanteigado com chocolate, preso por um prendedor de bichinho feito de biscuit.

A cesta com os convites!
                         
                                 Com prendedor de porquinho
Com prendedor de cavalo

                           
                                   Com prendedor de pintinho
Com prendedor de vaquinha

O convite com os biscoitos deliciosos da confeitaria Max

    
Fiz tudo como manda o figurino:
-Lista de convidados e de lembrancinhas
-Lista de comes e bebes
-Tarefas a serem feitas até o dia da festa

Para os "comes e bebes", me preocupa muito o que as crianças terão para se alimentar. Procuro equilibrar as guloseimas com receitas mais saudáveis, acho que agrada a todos, tanto os que comem qualquer tipo de alimento, quanto os que se preocupam em algo mais saudável. Não quero que o Lucano se encha de doces e fique agitado com tanto açúcar no corpo. Quero oferecer coisas gostosas e saudáveis, aliás prefiro as receitas sem glutem, pois pesam menos no estômago! A lista completa de comidas foi esta:

-Palitinhos de tomatinho cereja, com mozzarela de búfala e manjericão;
-Potinhos com azeitonas, pepino cortadinho e ovinhos de codorna frescos;
-Pizza sem glutem (e deliciosa) de cebola com champignon;
-Pães de queijo;
-Coxinhas de galinha;
-Pipoca;
-Caju e amendoim;
Esses tomatinhos não são os meus, capturei daqui,
mas foi exatamente assim que os arrumei!

-Bolo de cenoura com cobertura de ganashe (um sem glutem e um com farinha normal);
-Copinhos de queijo picadinho com doce de abóbora (muito bom!!!);
-Copinhos de canjica deliciosa!
-Brigadeiro (esse não pode faltar!);
-Pudim de leite da Bisa;
-Barrinhas de doce de leite da fazenda;
-Barrinhas de doce de banana (ou mariola);
-Frutas secas.

Bolo de cenoura sem glúten com ganashe de chocolate,
detalhe da vela de fazenda!

 
                  
               Pudim de leite da Bisa!
Copinhos com queijo picadinho e doce de abóbora.
Ficou uma delícia!
                           

Para beber: Sucos de uva e pêssego, água e refrigerantes. As crianças pediam água e suco!!
As comidas estavam uma delícia, todas lembrando o que comemos nas fazendas!

Para as crianças brincarem, deixei a cabaninha de bichos do meu filho no pátio, uma caixa de feira com brinquedos como quebra cabeças e jogo da memória, bolas (que foi o que mais eles brincaram), bichinhos de borracha, além de giz de cera, lápis de cor e folhas.

A decoração: Atrás da mesa dos doces, coloquei duas guirlandas com bichinhos feitos em feltro. Decorei a mesa com os mesmos bichos em feltro e coisas que lembrassem a fazenda:

Bichinhos em feltro feitos pela vovó e pela bisa
Porta guardanapo de R1,99

A chaleira em tecido, feita em cima daqueles protetores para bolo,
os bichinhos de eva e pet e a caneca de vaquinha com as frutas secas.



De lembrancinha, deixei em cima de uma mesa, máscaras de bichos de EVA (que podem tranquilamente ser feitas pelas mães habilidosas), que inclusive as crianças já foram pegando e brincaram muito durante a festa; fiz potinhos com garrafa PET e EVA de bichos, saquinhos com um jogo de bolinhas de gude (os meninos adoraram!) e ecobolsas que viram moranguinho. Adultos e crianças sairam felizes com suas lembranças!


 (ainda colocarei as fotos das lembranças aqui. Aguardem!)



Dicas para quem vai fazer a festa em casa (uma festa com mais de 15 convidados):


-Em hipótese alguma saia de casa no dia da festa! Eu saí para buscar os brigadeiros, pães de queijo e coxinhas e cheguei atrasada! Se tiver de buscar algo, já deixe agendado com algum parente ou motoboy! Assim, você fica descansada e organizando as coisas na casa com tranquilidade!

-Deixe todas as coisas que serão arrumadas na mesa de doces, salgados e pendurados nas paredes, separados em caixas, com a devida identificação, para que a montagem não dependa unicamente de você!

-Eu desenhei como queria que ficassem as mesas , com o bolo ao centro, os elementos decorativos e os comes e bebes. Desenhei a sala, com indicação de onde queria tudo....mas na hora em que saí para buscar os salgados, esqueci de deixar alguém com a tarefa de começar a organizar...Ou seja, tenha uma pessoa para ajudar na montagem da decoração!

-Arrume as mesas com pelo menos 1h30 de antecedência! Como cheguei atrasada e corri para arrumar as mesas, assim que coloquei as comidas, quem estava na festa já foi servindo e quando me dei por conta, não havia batido fotos das mesas interias...

-Além disso, ter uma pessoa para ir limpando as mesas e repondo os comes e bebes (além de dar uma olhada sempre no banheiro), é fundamental, se não você corre o risco de passar a festa fazendo isso e não aproveitar!

Luc e seu melhor amigo, Ick, dando um abraço gostoso!
Olha as carinhas de sapeca!

Estavam conosco 76 pessoas! Foi uma aventura, as crianças correndo pelo pátio, a casa lotada, um parabéns caloroso e o Lucano muito feliz! Preciso agradecer a ajuda do vovô Beto, da Josi e da Néa, da Nica e da Vó/Bisa, da minha mãe, da Liane e da tia Paloma, da Nise (amada!!!) do Gef (que acabou não indo na festa, mas teve participação ativa antes) e do meu amor, claro! E de todo mundo que foi dar um abraço gostoso no Lu e nos encheu de carinho!