domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Ministério da saúde adverte (o que doulas já falam há muito)

Se o Ministério da Saúde recomenda (e adverte), se há práticas que há mais de 10 anos são obsoletas (e segundo o ministério, foram banidas!), por que hospitais considerados "os melhores" das cidades, como o moinhos de vento em POA, continuam usando de práticas invasivas que todo mundo tá dizendo que não se fazem mais? As doulas já estão falando isso há muito, precisam gritar, lutar, por uma coisa que é natural e cientificamente comprovada.

Quero levar informação às pessoas, para que a gente pare de aceitar coisas protocoladas que não fazem mais sentido e se configuram como violência! Vejam o que diz o ministério da saúde (pra quem ainda não escutou o barulho das doulas e precisa de mais credenciais):

"Os procedimentos modificaram até cerca de 10-15 anos atrás, ela (a gestante) ficava em jejum, por exemplo, ela tinha uma depilação feita na região que potencialmente pudesse estar envolvida no momento do parto, era feita uma lavagem intestinal e hoje isto já está completamente proscrito (isto significa: banido!).  

Para diferenciar más de boas práticas é importante você e sua família saberem que é considerado uma MÁ prática a episiotomia, aquele corte no genital da mulher, sem uma indicação correta. A minoria das mulheres tem necessidade dessa indicação. Já uma BOA prática é a mulher ter o apoio contínuo da equipe, do acompanhante e da doula. 

No SUS a mulher é incentivada a fazer o parto na vertical, nessa posição a força da gravidade facilita o nascimento do bebê, a circulação sanguínea da placenta aumenta e as articulações se expandem mais, melhorando as contrações. Depois do parto o estímulo é para manter o contato direto da mãe com o bebê."

Hospital Moinhos de Vento, retrate-se por continuar fazendo as más ações em seu protocolo.

Pra quem está curtindo a gravidez em sua plenitude, atenção,  essas práticas causam sintomas físicos e psíquicos a longo prazo. Ou por que vocês acham que a maioria das mulheres que passam por isso ficam nervosas com as manifestações do bebê, não se sentem capazes de acolhê-lo e tremem quando vão amamentar, dar banho, fazer dormir, etc, etc. E mais, já pararam para pensar por que a maioria dos bebês não é tranquilo? (essa é uma longa conversa, que teremos mais pra frente)

O que estão ensinando nas faculdades de medicina? Por que os médicos mais antigos não se reciclam? Ah! É mais fácil ficar como está, aliás praticar isso gera medicalização, afasta as pessoas de suas conexões, causando dependência dos pacientes no que esses "profissionais" dizem...Além disso, também é mais fácil enrolar a gestante (como fizeram comigo) até a hora que o médico pode atender e se livrar logo de você, fazendo uma cesária...Ou mais fácil ainda, fazer tudo antes do carnaval, ou do feriado, ou do que mais o médico precisar...Mas não pensem que eles todos fazem isso "honestamente", a maioria diz a você: não pense no parto agora (na gestação...mas então quando?), você precisa passar pelo protocolo do hospital: deite-se, precisamos fazer lavagem, raspagem, esperemos o médico...eles acabam com a possibilidade biofisiológica de você ter um parto que facilite a liberação de hormônios benéficos para você e seu bebê, as contrações importantes que trazem junto a capacidade de sentir-se plena, e do bebê ser massageado por toda nossa musculatura, liberando hormônios e possibilitando que sinta-se seguro ao nascer, fortalecendo seu sistema imunológico...

"Ah, mas o que a gente pode fazer?"
Informadas, podemos dizer que não aceitamos que façam isso conosco!
"Ah, mas faltando uma semana pro nenê nascer?"
Sim, essa é a hora: a tempo de termos um atendimento verdadeiramente humano e respeitoso conosco e com nosso bebê, que vai evitar que passemos por maus bocados mais à frente! Informação e Atenção!

Não vamos deixar que as pessoas nos subestimem mais, nos desrespeitem, esse é nosso papel. Depois de termos informação, cada uma de nós, somos responsáveis por estarmos inseguras com nossos filhos, por impedirmos nossos corpos de funcionar como a biologia pede, pela intranquilidade de nossos pequenos, porque continuamos indo no médico que nos enrola, que faz (?) a maioria dos partos dele (?), que diz que devemos cuidar do enxoval, que de nós eles cuidam (???), de quem é mesmo a responsabilidade? Vamos em frente, sejamos ativas, atentas, cuidemos de nós, não vamos mais deixar a responsabilidade na mão de outros por nos cuidar, para depois nos sentirmos culpadas (??).