sábado, 5 de maio de 2012

Mulher Maravilha?

Tornar-se mãe é como entrar naquelas "salas de espelhos" dos parque de diversão! A todo momento, nosso pequenino ser nos mostra como estamos agindo e nos leva a pensar sobre como agir melhor. Passamos a questionar nossas escolhas e a educação como um todo, e a encarar novos desafios. Desde os primeiros três meses com nossos filhotes no colo, com a reorganização endócrina e corporal por que passamos após o parto, passando pelas fases seguintes de grandes e rápidas evoluções e conquistas, até quando nos damos conta, como diz Laura Gutman (a maravilhosa e queridona das mães de todo mundo), que nossa vida afetiva e social (alimentando nosso relacionamento amoroso, nossa porção mulher, e  produção intelectual e criativa) é tão importante e enriquecedora para nossa relação com nossos filhos. Passamos a amar como nunca antes imaginávamos tanto, "equilibrar pratos" para acolher, suprir, proteger e incentivar, além de deixar a casa um ninho, olhar pro marido, lembrarmos de olhar no espelho e nos sentirmos bem conosco. Depois que eles caminham e passam pela fase de aquisição de autonomia, nos vemos malucas com nossas emoções, vontades e noções de limite (nossos e dos outros).  Um caminho de intensos aprendizados, sem cessar, delicioso!



Sempre se falou em "a força que a mulher adquire depois de ter um filho" mas, sinceramente, nunca ninguém falou que isso não se dá sob uma varinha de condão, e que é uma aquisição em muitas parcelas de exercício e convivência diários! Aquela super mulher que a gente imagina não se revela apenas colocando a fantasia e máscara, Laura Gutman  comenta em entrevista que por mais que nos cerquemos de livros para sermos mães bacanas, a realidade emocional é muito diferente e que, essa disponibilidade emocional de nutrir e ainda ser mulher e sentir-se realizada e feliz é um lugar que as mulheres atuais necessitam harmonizar, mas que a maternidade não precisa ser vinculada a estresse e depressão.



Às vezes, levantar em um dia já cansada, sabendo das tarfeas todas que nos esperam, fazer o que tem de ser feito, querer fazer muitas coisas, respirar fundo, olhar a carinha linda de nossos filhos, relaxar, tomar um café gostoso com eles, brincar, fazer dormir, fazer o almoço ou ir almoçar ou ir trabalhar, respirar fundo de novo, mandar um bilhetinho pro marido (ou namorado), buscar as crianças na escola ou terminar de passar a roupa e fazer o jantar, respirar, sorrir, olhar nossos filhos nos olhos, conversar com eles, ouví-los, relaxar, sair com o marido (ir ao cabelereiro, massagista, cinema, ou o que mais queremos fazer), lembrar o quanto ser mãe de nossos filhos é maravilhoso, trocar as fraldas deles, fazer dormir, dar um beijinho no rostinho gostoso e sereno dormindo, pesquisar na internet, trabalhar mais um pouquinho, conversar com o marido (e namorar!!!), e dormir o sono dos justos (às vezes pingado!).


Passados os meses de adaptação da mãe de primeira viagem, a gente vai aprendendo (processo contínuo) a respirar fundo, fazer o que dá pra fazer, relaxar, aceitar a vida como ela se apresenta, pedir ajuda, olhar bem fundo para dentro de nós e amar sempre, a nós mesmas e as circunstâncias. E por isso a mãe É uma mulher maravilha! Acho que a palavra chave da mãe é disposta: a aprender sempre, a respirar e ir mais fundo, a voltar atrás, a relaxar, a estar mais presente e buscando sempre ser e estar melhor que já fomos antes!Uma coisa é certa: depois de um dia como esses, normais, nossa mulher maravilha está mais parecida com a linda Cecília aí abaixo, mas não deixa de ser linda, de estar inteira em sua brincadeira, senta um pouco pra descansar e logo sai a brincar outra vez!

Lindinha Cecília, filha da Soraia do blog A So Que Fez
Em homenagem a todas as mulheres-mães-maravilha, e por saber da importância da gente se apoiar, aprender juntas e olhar para nossos papéis e nos harmonizar com todos eles, esta será uma semana de SORTEIO! O prêmio? O disputado livro da Laura Gutman, A Maternindade e o encontro com a própria sombra. Como faz? No próximo post explico tudo direitinho! Divirtam-se!

P.S. Será que minha predileção infantil pela fantasia da Mulher Maravilha tem alguma relação com tudo isso?? Hehehehehe