quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A Maternidade e o Sono

Muitas vezes, em meus atendimentos, as mães querem saber como dormir mais. A verdade é que o sono muda e o que precisamos saber é como aproveitar o tempo para estarmos descansadas. No primeiro mês do Lucano eu aproveitava o tempo que ele dormia para fazer coisas em casa, mas com o tempo fui percebendo que, como eu estava exclusivamente com ele, podia aproveitar o tempo que ele tirava uma sonequinha de manhã, por exemplo, para dormir também. Isso me ajudava a repor um pouco as energias.

A imagem que tenho hoje do período de puerpério, depois que temos nossos bebês é que assim como ele vai acostumando com seu corpinho e com o mundo, nós também podemos ir acostumando que o tempo de quem tem filhos é outro, e nos permitir ir mais devagar na vida. Tempo de"mamãe-ursa hibernando na caverna." Depois saimos da hibernação, mas se pudermos lembrar de ir mais devagar, daremos a chance a nossos filhos de viver o presente, olhando cada coisa no caminho, sem pressa, percebendo a si e ao mundo com calma, para estarem realmente atentos à vida e não serem, mais tarde, taxados de hiperativos, um sintoma que a meu ver nasce da forma como lidamos como pais, com eles.

Falando em ir mais devagar na vida, faço uma relação importante da pressa com o sono. Crianças hoje parecem "ligadas na tomada" e não conseguem descansar. Qual nossa parcela de contribuição para que as crianças estejam a mil? Como temos construído seus cotidianos? Damos tempo ou oportunidade  para eles ficarem quietinhos?



E à noite? Como fica nossa casa? Que tipo de estímulos o bebê recebe à noite? Que tipo de alimento temos comido (e que passa para eles pelo leite)?

No livro da Laura Gutman, A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra, tem um capítulo inteirinho sobre o sono e como lidamos com ele. Ela comenta que quando as crianças não dormem, queremos soluções imediatas e vai mais fundo nos questionamentos: O que significa o fato de uma criança não estar dormindo bem? E lembra que é importante levarmos em conta a idade das crianças, quando discorremos sobre o sono.

Ela diz que "há, concretamente, em nossa sociedade, uma tendência alarmante de afastar o máximo de tempo possível as crias do corpo da mãe."  Vocês já perceberam que crianças que são carregadas em sling são muito mais tranquilos, tem menos cólica e dormem mais? O calor do aconchego materno dá tranquilidade aos bebês e ajudam a manter o nível hormonal de prazer e relaxamento em ativação. Procurem carregar mais os bebês no sling, ao invés do carrinho, tirem uma soneca com eles de manhã. Façam Shantala, massagem para bebês. Cuidem para não comer alimentos estimulantes. Deixem a casa tranquila, à meia luz, depois das 19h. Nãi liguem a TV à noite antes do bebê dormir. São estimulos que a gente cuida e que podem fazer uma GRANDE diferença no sono de nossos pequenos.

Além disso, quando o bebê está em atividade, atento, olhando para todos os lados, mexendo bastante pernas e braços, se estivermos atentos, poderemos perceber que é hora de brincar. Brincando nos momentos ativos, eles usam bem suas energias, interagindo com qualidade e, na hora de dormir estarão cansados. O que vocês fazem nas horas ativas do bebê? E o que fazem quando eles dormem? Isso influencia diretamente em como e quanto eles dormem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos! Fico muito feliz com os comentários, sugestões, experiências e dúvidas de vocês! Fiquem à vontade para contribuir sempre!