O que fazer?
Em bebês não podemos dar aqueles remédios de gripe como tomamos os adultos. Um colo ajuda muito para dar mais aconchego, porque todo mundo sabe como é chato estar doente, né?
Agora, de forma mais prática, para a coriza a gente limpa bem o narizinho com aquele "sugador de meleca" e coloca uma ou duas gotinhas de soro fisiológico. O bebê detesta isso, mas depois ele fica bem aliviado!! Mamar no peito também ajuda bastante na proteção imunológica dele. Aliás, quando se está gripado temos de beber bastante líquido, e com os pequenos não é diferente, melhor oferecer além do peito, suco de laranja natural, chá de camomila e água. Para os que já comem de tudo (vale para adultos também!) nada de leite de vaca, derivados e açúcar, pois estes favorecem a formação de muco, que facilita a quebra da proteção da mucosa. Caso o bebê tenha febre, é preciso ligar para o pediatra e seguir suas orientações.
O banho para quem está com febre é morno. Colocar chá de camomila na água do banho ajuda a relaxar. Depois do banho um mamazinho no peito e berço! Fora isso coloquei um cobertor por baixo (sanduíche de cobertor com recheio de Lucano sabe?). Isso ajudou a mantê-lo aquecido e esta noite ele não acordou incomodado com o frio da madrugada! Uma dica bacana para o berço: como fica mais fácil de entupir o nariz deitado, podemos colocar uma toalhinha dobrada debaixo do travesseiro para elevar um pouco a cabeça, ajuda a não obstruir o nariz e ele pode dormir a noite mais tranquilo!
Não é preciso se apavorar, apenas ir observando pois assim como as crianças têm um poder de recuperação rápido, também evoluem rápido nas doenças: um resfriadinho PODE evoluir para pneumonia SE não observarmos sua evolução!
Espero ajudar!
Um beijo, Ju
Oi Ju qto tempo esta meio corrido para mim agora e estou com problemas na internet em casa ainda, mas como a Lorena já ficou resfriada 3 vezes eu também faço inalação com soro 3 vezes por dia ajuda muito! Bjs Ale
ResponderExcluirSensação de impotência, né? quase que total...
ResponderExcluirmas um sorinho, nebulização pura, e líquido como você disse!
Ahh.. obrigada por seguir o mãetamorfose!
Vim aqui agradecer também. ;)
Beijos,
Bruna
Olá!
ResponderExcluirGostaria de dizer que adorei o seu blog.. meu tempo sempre é pouco , e com ele me deu uma luz..rsrsrs
Tenho uma filha de 7 meses, e gostaria de umas dicas ou livros que posso ler para me ajudar.. trabalho o dia todo, ela vem comigo ao serviço, não consigo deixar ela com ninguém, no serviço fico no escritório sozinha com ela, bom ela é linda, em anexo esta uma foto dela, mas ultimamente estou bem sobrecarregada, e por isto estou pedindo um pouco de ajuda. Moro em uma cidade pequena onde só tem 2 pediatras, então por mais que tenha certa dificuldade com ela, não tenho escolha.Minha menina é bem agitada, não para 1 minuto, mas só quer colo e colo, ultimamente esta muito reclamona e eu não estou agüentando de cansaço e porque faz 7 meses que não cuido de mim, pois ela toma todo o meu tempo, amo ser mãe, adoro ficar com ela, mas como não durmo direito estou ficando meia depressiva. Ela quer mamar todo hora, e por mais que enrole ela durante 3 horas ela não mama muito, no Maximo 10 minutos, mas ela é bem saudável e muito elétrica.
vou fazer uma listinha dos meu probleminhas:
* ela não esta comendo nada diferente a não ser o leite materno, por mais que tendo dar, ela gospe tudo, suco ela chega e assoprar pra dentro do copinho.
* ela não dorme a noite, chega a acordar 3, 4 vezes só pra mamar, ou fazer meu seio de chupeta, e olha que dou chupeta pra ela..rsrsrsrs tento fazer mussilon, com leite e uma pitada de açúcar pra ela ficar com a barriga cheia a noite pra ela dormir bem, mas não adianta, primeiro pois pra fazer ela comer é difícil, ela chora muito e quer o peito, e depois se consigo dar pra ela, ela logo acorda novamente. durante o dia ela dorme 2 horas divididas em 3 vezes.
* ela só quer colo, colo, chora tanto se deixo ela no chiqueirinho e você não tem nem idéia.
Gostaria de alguns toques, agradeço qualquer ajuda que você poder me dar.
beijos
Danielle
danielle.ennulat@gmail.com